quarta-feira, 13 de junho de 2012

Minicursos II Fórum Iscar Brasil

Nos dias 10 e 11 de agosto irá ocorrer nas dependências da Faculdade de Educação o II Fórum dos grupos de pesquisas da TEORIA DA ATIVIDADE E PESQUISA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL DO BRASIL (ISCAR BRASIL), entre as atividades previstas irá ocorrer o momento “Diálogos ISCAR Brasil na Educação”, que destinam aos diálogos entre os pesquisadores, professores da educação básica e demais interessados. Serão oferecidos minicursos, oficinas ou outras modalidades com temáticas diferenciadas, conforme quadro a seguir. Quem desejar participar poderá se inscrever em uma dessas atividades, que ocorrerão no dia 11 de agosto de 9h30 às 12h30m, em sala a ser divulgada.

O valor da inscrição somente para o momento “Diálogos ISCAR Brasil na Educação” será de 40,00 reais, pagos diretamente na inscrição. Quem se inscreveu no evento geral, já está automaticamente escrito nesse momento, uma vez que o valor pago de 100,00 reais é para todo o Fórum, porém é necessário confirmar em qual das atividades descritas a seguir irá participar.

As inscrições no “Diálogos ISCAR Brasil na Educação” ocorrerão entre os dias 18 e 20/06, de forma presencial na Faculdade de Educação ou pela página http://www.ufjf.br/segundoiscarbrasil/inscricoes-nos-minicursos/

As inscrições feitas por e-mail deverão indicar até 03 atividades em ordem de preferência, a secretaria do evento irá tentar atender as solicitações, mas dependerá da ordem das chegadas das inscrições e do número de vagas disponibilizadas.

Quem desejar se escrever em todo Fórum, poderá fazer diretamente na página do evento, porém deverá confirmar a participação em uma das atividades do “Diálogos ISCAR Brasil na Educação”, na mesma data descrita acima.

Para detalhes do Fórum acesse: http://www.ufjf.br/segundoiscarbrasil/

RELAÇÃO DE MINICURSOS
Temas
Ementas
Vagas
Responsáveis
01
A Brincadeira na perspectiva sócio-histórico-cultural
O minicurso se propõe a refletir sobre o brincar na infância e, principalmente nas instituições de educação infantil, tomando por base metodológica a perspectiva crítico-colaborativa e o referencial sócio-histórico-cultural de Vygotsky, Elkonin e Leontiev. Pretende-se problematizar aspectos e detalhamentos que emergem do cotidiano da prática de creches e pré-escolas articulados a saberes teóricos produzidos pelos autores citados e por pesquisas recentes sobre o tema.
25
Aretusa Santos

Víviam C. de Araújo

Eliza Kelly G. Amorim

Letícia de Souza Duque

Lilian Marta D. Gomes

Marília D. B. de Almeida
02
Aprender brincando – histórias infantis: a atividade social e as organizações narrativas e descritivas de livros de histórias infantis
O minicurso pretende discutir a formação de educadores da Educação Infantil com foco no trabalho com atividade social e organização das histórias infantis. Os participantes terão oportunidade de construir propostas para: desenvolver performances/brincar como espaço para constituição das crianças como protagonistas de sua vida atual e futura; trabalhar com atividades da vida real como palco para ação, formação e reflexão das crianças quanto à cidadania; criar possibilidades de construções colaborativas entre professores e crianças de valores desejáveis e de organizações cognitivo-afetivas importantes na formação de comunidade leitora.
40
Alzira Shimoura

Elvira Aranha

Simone A. Magalhães

Ilka Schapper
03
Atividade social nas aulas de língua inglesa
O objetivo do minicurso é apresentar uma perspectiva sócio-histórico-cultural sobre o ensino-aprendizagem de língua estrangeira, a fim de que os participantes produzam uma unidade didática que poderá ser posteriormente utilizada em suas aulas.
40
Camila Santiago

Simone A. Magalhães

Penélope Rodrigues

Joana Batista
04
As narrativas orais e o desenvolvimento da imaginação criativa na infância
O minicurso tem por objetivo contribuir para a formação em atividades de narração de histórias, oportunizando a ampliação dos repertórios de textos e suportes para a narrativa e, ao mesmo tempo, favorecer a reflexão partilhada entre pares sobre essa experiência. Constituído de três momentos: o primeiro contemplará uma abordagem teórica fundamentando a relevância da prática de narrativas orais com as crianças. Num segundo momento, vivenciaremos com os/as participantes algumas narrativas que favorecem o desenvolvimento da imaginação criativa, em especial os contos de fadas. Por último, convidaremos os/as participantes a narrarem coletivamente uma história.
20
Maria Cristina F. Amaral

Edineia Castilho Rieiro

Nilcéa Beatriz J. Braga
05
Avaliando na educação infantil
O minicurso pretende abordar os seguintes conteúdos: • Avaliação em documentos legais; • Avaliação na perspectiva histórico-cultural; • Concepções, finalidades e princípios; • Instrumentos de registro; • Análise de situações e registros vivenciados no cotidiano das Instituições de Educação Infantil; • Propostas para o registro do acompanhamento do desenvolvimento e aprendizagens da criança, considerando-a em todos os seus aspectos: social, cognitivo, físico, psicológico, emocional, afetivo e linguístico.
25
Patrícia Maria R Cestaro

Maria Darcilene Aragão

Eneida G. Tolentino
06
Cultura, linguagem e cognição no trabalho com projetos
O trabalho com projetos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental visa organizar o currículo de modo a permitir a interação entre crianças e adultos na pesquisa, produção e socialização do conhecimento escolar. Este minicurso pretende discutir as bases teóricas e epistemológicas dessa abordagem, a partir da teoria sociocultural.
30
Marisol B. de Mello
07
Espaços vividos e mapas vivenciais
A partir do conceito de vivência (“perejivanie”) presente na teoria histórico-cultural, discute-se estratégias metodológicas que possam cartografar os espaços cotidianos.
30
Jader Janer M. Lopes
08
Gestão de atividades escolares
Este minicurso trabalhará a gestão e a ação escolar com foco nas formas de analisar e avaliar criticamente atividades do contexto escolar. Serão discutidas as Cadeias Criativas que organizam as atividades de formação e ação de professores, coordenadores, diretores, formadores e supervisores e a apropriação de processos verbo-visuais para nelas atuar. A proposta será analisar Cadeias Criativas para a observação, análise, interpretação e intervenção críticas a partir de exemplos trazidos pelos apresentadores.
40
Giselle Carvalho

Adriana Watanabe

Maria do Socorro Gomes

Daniela Macambira

Monica Guerra

Monica Lemos

Belia Bonini
09
Leitura e escrita nas diferentes áreas
Este minicurso trabalhará a formação de professores com foco em escolhas metodológicas para organizar e conduzir pesquisas nos modos como leitura e escrita são trabalhados nas diferentes áreas do contexto escolar. Especificamente o foco está em analisar e avaliar criticamente os conceitos de colaboração e contradição como uma unidade monista e dialética e seu papel na constituição de contextos de aprendizagem e desenvolvimento. A proposta estará em analisar a relação colaboração e contradição a partir de exemplos trazidos pelos apresentadores.
30
Maria Cecília Magalhães

Maria Regina Pereira

Luiz Miguel

Oitilia Ninin

Marlene R. S. Graciano

Elvira Aranha

Francisca Mota
10
Núcleos de significação: a apreensão da dimensão subjetiva da realidade
Este minicurso tem por objetivo de apresentar a proposta de Núcleos de Significação e permitir aos participantes vivenciar uma experiência de análise de material qualitativo, usando esse procedimento. Num primeiro momento, faremos uma apresentação de aspectos teórico-metodológicos que orientam a produção, análise e interpretação dos dados. Num segundo momento apresentaremos uma pesquisa realizada no âmbito de um Projeto de Cooperação Acadêmica. E, finalmente, proporcionaremos aos participantes um momento de vivenciar a análise e interpretação de dados utilizando os NS. Para tanto, proporemos um exercício de análise a partir de material empírico, previamente selecionado por nós, e percorreremos todas as etapas que compõe este procedimento: a identificação e seleção dos pré- indicadores, a organização dos indicadores e a articulação destes em Núcleos de Significação.
30
Wanda M. J. de Aguiar

Virgínia C. Machado

Júlio Ribeiro Soares

Elvira Maria
11
O ‘Debate Crítico’: uma proposta de trabalho com argumentação em sala de aula
O ‘Debate Crítico’ caracteriza-se pela prática sistemática de argumentação e ponderação respeitosa de ideias. Partindo dessa conceitualização, este minicurso visa promover o ‘Debate Crítico’ como uma ferramenta pedagógica de desenvolvimento de competências argumentativas que possibilita a construção de conhecimento no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula e o desenvolvimento de habilidades cognitivas.Para o presente evento, propomos a realização de um minicurso em três módulos de trabalho teórico-prático. O primeiro módulo constitui uma aproximação inicial aos conceitos relacionados à Argumentação e ao “Debate Crítico”. O segundo módulo visa à preparação sistemática dos participantes para posterior realização de um ‘Debate Crítico’ entre eles. Finalmente, o terceiro módulo é a execução de um ‘Debate Critico’ por parte dos participantes e uma discussão sobre a experiência realizada.
30
Selma Leitão

Nancy Ramírez

Natália Barros

Larissa Canto

Laura Ruiz

Dayse de Souza

Gabriel Macêdo

Angelina Vasconcelos
12
Organização curricular e atividade social
Este minicurso tem por objetivo fornecer embasamento teórico-prático para a produção de unidades didáticas e sequência de tarefas com base em atividades sociais para o trabalho em diferentes áreas do conhecimento, advogando pela integração entre elas, a partir de um trabalho que se materialize nas práticas discursivas e aproxime a sala de aula à vida que se vive. Para tanto, partirá da discussão dos princípios da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural e do papel fundamental da linguagem na produção de conhecimentos que servirão de base para a análise crítica das linguagens verbal e não verbal que realizam as práticas pedagógicas. Em seguida, proporá a construção de sequências didáticas que exprimam a fundamentação teórica proposta no curso e modos de execução do currículo que ‘imitem’ a vida real.
40
Rosimeire Rodrigues

Maria Cristina Meaney

Feliciana Amaral

Isabela Manoel

Claudia Gil Rycbebusch

Airton Pretini Junior

13
Periodização histórico-cultural do desenvolvimento e brincadeira de papéis na educação infantil
O minicurso tem por objetivo apresentar e discutir a concepção histórico- cultural de desenvolvimento infantil, com ênfase ao problema da periodização do desenvolvimento, refletindo sobre as implicações pedagógicas para o ensino na educação infantil. Tendo como principais referências as ideias de L. S. Vigotski, A. N. Leontiev e D. B. Elkonin, serão abordados os seguintes conteúdos: natureza histórico-cultural do desenvolvimento psíquico humano; periodização do desenvolvimento infantil; brincadeira de papéis sociais como atividade dominante na idade pré-escolar; natureza e estrutura da atividade lúdica e suas contribuições para o desenvolvimento psíquico da criança.
25
Giselle M. Magalhães

Juliana Pasqualini
14
Refletindo sobre o tempo na educação infantil
O minicurso tem como objetivo discutir o desenvolvimento da noção temporal na criança pequena. Apresentaremos resultados de pesquisas recentes, discutiremos as formas como o tempo permeia a Educação Infantil e o cotidiano das crianças. Faremos uma oficina de elaboração e construção de artefatos temporais que dialoguem com os conceitos em desenvolvimento na criança. Os participantes terão oportunidade de refletir sobre sua prática e sobre o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças com quem trabalham.
30
Zena Eisenberg

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