Nos dias 10 e 11 de agosto irá ocorrer nas dependências da Faculdade de Educação o II Fórum dos grupos de pesquisas da TEORIA DA ATIVIDADE E PESQUISA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL DO BRASIL (ISCAR BRASIL), entre as atividades previstas irá ocorrer o momento “Diálogos ISCAR Brasil na Educação”, que destinam aos diálogos entre os pesquisadores, professores da educação básica e demais interessados. Serão oferecidos minicursos, oficinas ou outras modalidades com temáticas diferenciadas, conforme quadro a seguir. Quem desejar participar poderá se inscrever em uma dessas atividades, que ocorrerão no dia 11 de agosto de 9h30 às 12h30m, em sala a ser divulgada.
O valor da inscrição somente para o momento “Diálogos ISCAR Brasil na Educação” será de 40,00 reais, pagos diretamente na inscrição. Quem se inscreveu no evento geral, já está automaticamente escrito nesse momento, uma vez que o valor pago de 100,00 reais é para todo o Fórum, porém é necessário confirmar em qual das atividades descritas a seguir irá participar.
As inscrições no “Diálogos ISCAR Brasil na Educação” ocorrerão entre os dias 18 e 20/06, de forma presencial na Faculdade de Educação ou pela página http://www.ufjf.br/segundoiscarbrasil/inscricoes-nos-minicursos/
As inscrições feitas por e-mail deverão indicar até 03 atividades em ordem de preferência, a secretaria do evento irá tentar atender as solicitações, mas dependerá da ordem das chegadas das inscrições e do número de vagas disponibilizadas.
Quem desejar se escrever em todo Fórum, poderá fazer diretamente na página do evento, porém deverá confirmar a participação em uma das atividades do “Diálogos ISCAR Brasil na Educação”, na mesma data descrita acima.
Para detalhes do Fórum acesse: http://www.ufjf.br/segundoiscarbrasil/
O valor da inscrição somente para o momento “Diálogos ISCAR Brasil na Educação” será de 40,00 reais, pagos diretamente na inscrição. Quem se inscreveu no evento geral, já está automaticamente escrito nesse momento, uma vez que o valor pago de 100,00 reais é para todo o Fórum, porém é necessário confirmar em qual das atividades descritas a seguir irá participar.
As inscrições no “Diálogos ISCAR Brasil na Educação” ocorrerão entre os dias 18 e 20/06, de forma presencial na Faculdade de Educação ou pela página http://www.ufjf.br/segundoiscarbrasil/inscricoes-nos-minicursos/
As inscrições feitas por e-mail deverão indicar até 03 atividades em ordem de preferência, a secretaria do evento irá tentar atender as solicitações, mas dependerá da ordem das chegadas das inscrições e do número de vagas disponibilizadas.
Quem desejar se escrever em todo Fórum, poderá fazer diretamente na página do evento, porém deverá confirmar a participação em uma das atividades do “Diálogos ISCAR Brasil na Educação”, na mesma data descrita acima.
Para detalhes do Fórum acesse: http://www.ufjf.br/segundoiscarbrasil/
RELAÇÃO DE MINICURSOS
Temas
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Ementas
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Vagas
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Responsáveis
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01
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A Brincadeira na perspectiva sócio-histórico-cultural
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O minicurso se propõe a refletir sobre o brincar na infância e, principalmente nas instituições de educação infantil, tomando por base metodológica a perspectiva crítico-colaborativa e o referencial sócio-histórico-cultural de Vygotsky, Elkonin e Leontiev. Pretende-se problematizar aspectos e detalhamentos que emergem do cotidiano da prática de creches e pré-escolas articulados a saberes teóricos produzidos pelos autores citados e por pesquisas recentes sobre o tema.
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25
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Aretusa Santos
Víviam C. de Araújo
Eliza Kelly G. Amorim
Letícia de Souza Duque
Lilian Marta D. Gomes
Marília D. B. de Almeida
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02
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Aprender brincando – histórias infantis: a atividade social e as organizações narrativas e descritivas de livros de histórias infantis
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O minicurso pretende discutir a formação de educadores da Educação Infantil com foco no trabalho com atividade social e organização das histórias infantis. Os participantes terão oportunidade de construir propostas para: desenvolver performances/brincar como espaço para constituição das crianças como protagonistas de sua vida atual e futura; trabalhar com atividades da vida real como palco para ação, formação e reflexão das crianças quanto à cidadania; criar possibilidades de construções colaborativas entre professores e crianças de valores desejáveis e de organizações cognitivo-afetivas importantes na formação de comunidade leitora.
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40
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Alzira Shimoura
Elvira Aranha
Simone A. Magalhães
Ilka Schapper
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03
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Atividade social nas aulas de língua inglesa
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O objetivo do minicurso é apresentar uma perspectiva sócio-histórico-cultural sobre o ensino-aprendizagem de língua estrangeira, a fim de que os participantes produzam uma unidade didática que poderá ser posteriormente utilizada em suas aulas.
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40
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Camila Santiago
Simone A. Magalhães
Penélope Rodrigues
Joana Batista
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04
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As narrativas orais e o desenvolvimento da imaginação criativa na infância
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O minicurso tem por objetivo contribuir para a formação em atividades de narração de histórias, oportunizando a ampliação dos repertórios de textos e suportes para a narrativa e, ao mesmo tempo, favorecer a reflexão partilhada entre pares sobre essa experiência. Constituído de três momentos: o primeiro contemplará uma abordagem teórica fundamentando a relevância da prática de narrativas orais com as crianças. Num segundo momento, vivenciaremos com os/as participantes algumas narrativas que favorecem o desenvolvimento da imaginação criativa, em especial os contos de fadas. Por último, convidaremos os/as participantes a narrarem coletivamente uma história.
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20
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Maria Cristina F. Amaral
Edineia Castilho Rieiro
Nilcéa Beatriz J. Braga
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05
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Avaliando na educação infantil
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O minicurso pretende abordar os seguintes conteúdos: • Avaliação em documentos legais; • Avaliação na perspectiva histórico-cultural; • Concepções, finalidades e princípios; • Instrumentos de registro; • Análise de situações e registros vivenciados no cotidiano das Instituições de Educação Infantil; • Propostas para o registro do acompanhamento do desenvolvimento e aprendizagens da criança, considerando-a em todos os seus aspectos: social, cognitivo, físico, psicológico, emocional, afetivo e linguístico.
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25
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Patrícia Maria R Cestaro
Maria Darcilene Aragão
Eneida G. Tolentino
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06
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Cultura, linguagem e cognição no trabalho com projetos
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O trabalho com projetos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental visa organizar o currículo de modo a permitir a interação entre crianças e adultos na pesquisa, produção e socialização do conhecimento escolar. Este minicurso pretende discutir as bases teóricas e epistemológicas dessa abordagem, a partir da teoria sociocultural.
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30
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Marisol B. de Mello
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07
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Espaços vividos e mapas vivenciais
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A partir do conceito de vivência (“perejivanie”) presente na teoria histórico-cultural, discute-se estratégias metodológicas que possam cartografar os espaços cotidianos.
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30
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Jader Janer M. Lopes
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08
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Gestão de atividades escolares
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Este minicurso trabalhará a gestão e a ação escolar com foco nas formas de analisar e avaliar criticamente atividades do contexto escolar. Serão discutidas as Cadeias Criativas que organizam as atividades de formação e ação de professores, coordenadores, diretores, formadores e supervisores e a apropriação de processos verbo-visuais para nelas atuar. A proposta será analisar Cadeias Criativas para a observação, análise, interpretação e intervenção críticas a partir de exemplos trazidos pelos apresentadores.
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40
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Giselle Carvalho
Adriana Watanabe
Maria do Socorro Gomes
Daniela Macambira
Monica Guerra
Monica Lemos
Belia Bonini
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09
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Leitura e escrita nas diferentes áreas
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Este minicurso trabalhará a formação de professores com foco em escolhas metodológicas para organizar e conduzir pesquisas nos modos como leitura e escrita são trabalhados nas diferentes áreas do contexto escolar. Especificamente o foco está em analisar e avaliar criticamente os conceitos de colaboração e contradição como uma unidade monista e dialética e seu papel na constituição de contextos de aprendizagem e desenvolvimento. A proposta estará em analisar a relação colaboração e contradição a partir de exemplos trazidos pelos apresentadores.
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30
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Maria Cecília Magalhães
Maria Regina Pereira
Luiz Miguel
Oitilia Ninin
Marlene R. S. Graciano
Elvira Aranha
Francisca Mota
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10
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Núcleos de significação: a apreensão da dimensão subjetiva da realidade
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Este minicurso tem por objetivo de apresentar a proposta de Núcleos de Significação e permitir aos participantes vivenciar uma experiência de análise de material qualitativo, usando esse procedimento. Num primeiro momento, faremos uma apresentação de aspectos teórico-metodológicos que orientam a produção, análise e interpretação dos dados. Num segundo momento apresentaremos uma pesquisa realizada no âmbito de um Projeto de Cooperação Acadêmica. E, finalmente, proporcionaremos aos participantes um momento de vivenciar a análise e interpretação de dados utilizando os NS. Para tanto, proporemos um exercício de análise a partir de material empírico, previamente selecionado por nós, e percorreremos todas as etapas que compõe este procedimento: a identificação e seleção dos pré- indicadores, a organização dos indicadores e a articulação destes em Núcleos de Significação.
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30
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Wanda M. J. de Aguiar
Virgínia C. Machado
Júlio Ribeiro Soares
Elvira Maria
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11
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O ‘Debate Crítico’: uma proposta de trabalho com argumentação em sala de aula
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O ‘Debate Crítico’ caracteriza-se pela prática sistemática de argumentação e ponderação respeitosa de ideias. Partindo dessa conceitualização, este minicurso visa promover o ‘Debate Crítico’ como uma ferramenta pedagógica de desenvolvimento de competências argumentativas que possibilita a construção de conhecimento no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula e o desenvolvimento de habilidades cognitivas.Para o presente evento, propomos a realização de um minicurso em três módulos de trabalho teórico-prático. O primeiro módulo constitui uma aproximação inicial aos conceitos relacionados à Argumentação e ao “Debate Crítico”. O segundo módulo visa à preparação sistemática dos participantes para posterior realização de um ‘Debate Crítico’ entre eles. Finalmente, o terceiro módulo é a execução de um ‘Debate Critico’ por parte dos participantes e uma discussão sobre a experiência realizada.
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30
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Selma Leitão
Nancy Ramírez
Natália Barros
Larissa Canto
Laura Ruiz
Dayse de Souza
Gabriel Macêdo
Angelina Vasconcelos
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12
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Organização curricular e atividade social
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Este minicurso tem por objetivo fornecer embasamento teórico-prático para a produção de unidades didáticas e sequência de tarefas com base em atividades sociais para o trabalho em diferentes áreas do conhecimento, advogando pela integração entre elas, a partir de um trabalho que se materialize nas práticas discursivas e aproxime a sala de aula à vida que se vive. Para tanto, partirá da discussão dos princípios da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural e do papel fundamental da linguagem na produção de conhecimentos que servirão de base para a análise crítica das linguagens verbal e não verbal que realizam as práticas pedagógicas. Em seguida, proporá a construção de sequências didáticas que exprimam a fundamentação teórica proposta no curso e modos de execução do currículo que ‘imitem’ a vida real.
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40
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Rosimeire Rodrigues
Maria Cristina Meaney
Feliciana Amaral
Isabela Manoel
Claudia Gil Rycbebusch
Airton Pretini Junior
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13
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Periodização histórico-cultural do desenvolvimento e brincadeira de papéis na educação infantil
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O minicurso tem por objetivo apresentar e discutir a concepção histórico- cultural de desenvolvimento infantil, com ênfase ao problema da periodização do desenvolvimento, refletindo sobre as implicações pedagógicas para o ensino na educação infantil. Tendo como principais referências as ideias de L. S. Vigotski, A. N. Leontiev e D. B. Elkonin, serão abordados os seguintes conteúdos: natureza histórico-cultural do desenvolvimento psíquico humano; periodização do desenvolvimento infantil; brincadeira de papéis sociais como atividade dominante na idade pré-escolar; natureza e estrutura da atividade lúdica e suas contribuições para o desenvolvimento psíquico da criança.
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25
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Giselle M. Magalhães
Juliana Pasqualini
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14
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Refletindo sobre o tempo na educação infantil
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O minicurso tem como objetivo discutir o desenvolvimento da noção temporal na criança pequena. Apresentaremos resultados de pesquisas recentes, discutiremos as formas como o tempo permeia a Educação Infantil e o cotidiano das crianças. Faremos uma oficina de elaboração e construção de artefatos temporais que dialoguem com os conceitos em desenvolvimento na criança. Os participantes terão oportunidade de refletir sobre sua prática e sobre o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças com quem trabalham.
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30
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Zena Eisenberg
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