Powered By Blogger

sábado, 10 de dezembro de 2016

da farda à saia - Os uniformes do Colégio Pedro II


Colégio Pedro II – Polo Cultural da Cidade do Rio de Janeiro: A trajetória de seus uniformes escolares na memória coletiva da cidade
Autoras: Beatriz Boclin Marques dos Santos e Vera Lucia Cabana de Queiroz Andrade
Editora: Mauad X
ISBN: 978-85-7478-854-8
Número de páginas: 176
Formato: 15x5 x 23 cm – capa dura, colorido Preço do livro: R$ 50,00

A proposta deste livro consiste em destacar a importância do objeto cultural – Uniformes Escolares do Colégio Pedro II – como foco de análise das transformações socioculturais do espaço urbano.
 A temática versa sobre a trajetória do Colégio - desde suas origens -, "vista" (acompanhada) através das variações de seus uniformes escolares em diferentes momentos/contextos da história do Rio de Janeiro, que espelham, de forma inédita, a organização social da cidade e a importação e criação de "moda" de consumo diário e celebração solenes.
O Colégio Pedro II tem lugar na historicidade do poder cultural como guardião da herança civilizacional e órgão transmissor do patrimônio cultural, garantia da perenidade do Estado e sua identidade nacional.
 As autoras situam o Colégio Pedro II como patrimônio cultural – personagem e lugar de memória da História da Educação no Brasil. (fragmentos do texto da quarta-capa por Oscar Halac – Reitor do Colégio Pedro II).

Mauad X
Livros que valorizam o seu tempo
Rua Joaquim Silva, 98 - 5  andar, Lapa
Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP:20241-110
Telefone: (21) 3479-7422 - FAX: (21) 3479-7400 facebook.com/editoramauadx/ @EditoraMauad

Nenhum comentário:

Postar um comentário