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quinta-feira, 4 de abril de 2019

EPAA/AAPE Chamada Dossiê Educação e Povos Indígenas - Identidades em Construção e Reconstrução

Convidamos para submissão de artigos para composição da seção temática “Educação  ativista na cibercultura: experiências plurais nas redes educativas" a ser publicado julho de em 2019 na Revista Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ, Qualis/Capes - B1 - Educação DOI: 10.12957/teias.
 Diante da atual conjuntura de enfraquecimento democrático, não apenas no Brasil mas, também, em escala internacional, vemos ampliada a importância da educação. A aposta em uma educação de qualidade implica dar ênfase aos espaços de formação de sujeitos para o pleno desenvolvimento humano e para a cidadania. E o campo da Educação torna-se um lugar especial e singular, tanto para evidenciar os conflitos e tensões postos na prática, como para refletir e apontar alternativas de espírito mais democrático com potência para a transformação pessoal e social. Essas implicações políticas e sociais contemporâneas são intensificadas pela imersão, inevitável, de todos e todas no contexto da cibercultura, o que agrega enormes desafios para se pensar na educação do século XXI. Um primeiro e importante passo seria reconhecer a reconfiguração da indústria cultural em tempos de internet e redes sociais, que tanto ampliam as formas de participação social em plataformas de comunicação horizontal e bidirecional, como expõem as pessoas, de dentro de casa e da palma da mão, a novos riscos dados pela difusão desenfreada de desinformação e da polarização que resulta em mais intolerância e discurso de ódio nas redes e nas ruas. Portanto, atualizar a formação para a leitura crítica das mídias permanece uma demanda urgente que educadores não podem menosprezar. Contudo, um segundo passo também imprescindível seria encontrar brechas de possibilidade para subverter a lógica programada que, apesar dos espaços mais democráticos da cibercultura, insistem em promover a reprodução das mesmas formas de controle social sob nova roupagem. Trata-se, daí, da possibilidade de uma apropriação crítica e criativa das mídias segundo objetivos que sejam mais humanos e sociais. O contexto da cibercultura traz como demanda para as escolas uma educação que esteja vinculada e comprometida com ela e, evidentemente, uma formação de professores que inclua a cibercultura em seu cotidiano, fomentando que se reconheçam como docentes reflexivos e ativistas em processos permanentes de experimentação e autoformação no cotidiano educativo que integra as mídias já presentes na vida cotidiana fora da escola. De tal forma que, a educação que se pretende emancipatória será, inevitavelmente, uma educação ativista na cibercultura. Se por um lado os desafios são mais evidentes, não se pode desconsiderar que há na escola uma efervescência que merece estudo. O ativismo político destes tempos temerosos se sobressaiu na educação, por exemplo, na primavera secundarista e na ocupação, das escolas e das ruas, por jovens que se uniram na indignação e na esperança por uma educação de maior qualidade. E o campo da educação precisa se debruçar sobre as experiências inovadoras e plurais que apontam alternativas, de modo a promover a necessária reflexão que seja também comprometida com a resistência e a luta por um país mais democrático e menos injusto.
 Esta seção temática visa a compilar estudos, pesquisas e práticas que venham a tensionar e dar visibilidade às formas de resistência e luta presentes no cotidiano educacional, assim como visa também a apresentar propostas que apontem alternativas latentes para uma educação emancipadora na cibercultura. Esperamos contar com a sua contribuição nessa publicação.
 Esclarecemos que trata-de uma seção temática em periódico qualificado, e, portanto, todos os artigos serão avaliados por pareceristas ad hoc da Revista. Também será considerada uma composição que inclui artigos internacionais e uma diversidade institucional e regional dos artigos nacionais. Serão aceitos textos em regime de co-autoria (máximo de até três autores).

Informações importantes:


  • Prazo do envio do artigos completos: 30/05/2019.
  • As submissões deverão seguir as normas apresentadas nas Diretrizes para Autores que estão no site da revista:
  • No momento da submissão será de responsabilidade do autor indicar corretamente a Seção Temática.

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