quarta-feira, 25 de julho de 2018

A Geografia e a Educação Infantil: Projeto Plantas Carnívoras

No primeiro semestre de 2018, no curso de Pedagogia da UFJF, desenvolvemos um projeto envolvendo a Geografia na Educação Infantil. Diversos grupos apresentaram trabalhos e atividades criadas a partir do índice que foi elaborado de forma coletiva. 

"O trabalho por projetos começa com a escolha e definição de um tema de estudo que desperte interesse, curiosidades e perguntas. Sobre esse tema, as crianças refletem: identificam o que sabem e o que querem saber, formulando perguntas para as quais pretendem buscar respostas. O conjunto do que se sabe e do que se quer saber a respeito o tema escolhido compõe o índice do projeto. A etapa seguinte é de desenvolvimento do projeto: é a etapa principal e inclui as diferentes atividades de busca e de produção de conhecimento que ajudam a responder as perguntas do índice. Na etapa de sistematização, esses conhecimentos são organizados na forma de um dossiê, que apresenta o que sabia no início do projeto e as respostas obtidas às perguntas do índice, incluindo – quando é o caso –novas perguntas que surgiram, mas que não puderam ser respondidas pelas atividades realizadas. Com o dossiê, procede-se com as crianças a uma análise do caminho percorrido e das conquistas lançadas. Finalmente, o ciclo se completa com a apresentação dos resultados, por exemplo, na forma de um painel e/ou com uma exposição das produções dos participantes
(COLINVAUX, 2011, p. 38 in LOPES, J.J.M. Geografia e Educação Infantil - Espaços e Tempos Desacostumados. Porto Alegre: Editora Mediação. 2018). 




















Nenhum comentário:

Postar um comentário