Powered By Blogger

sábado, 8 de junho de 2013

Encontro com Professores no Museu Nacional - "Diálogos entre Educadores" (19/06)


Prezado/a Professor/a,

No dia 19 de junho o Museu Nacional promoverá a atividade "Diálogos entre Educadores". As inscrições poderão ser feitas pela internet até o dia 17.

Para fazer sua inscrição acesse o link: http://saemuseunacional.wordpress.com/2013/06/05/inscricoes-abertas-dialogos-entre-educadores-1906/


A atividade visa possibilitar a troca de idéias entre os educadores em museus, professores e outros profissionais que atuam em escolas e também em universidades, com o objetivo de promover a colaboração entre esses espaços de educação formal e não formal. ”Diálogos entre Educadores” tem 3h30min de duração, ocorre mensalmente, em uma quarta-feira, em dois horários – 8h30-12h e 13h-16h30.

Nesse encontro serão discutidas as especificidades da educação museal, a importância da colaboração museu-escola, bem como será apresentada uma proposta de trabalho voltada para o público escolar elaborada pela Seção de Assistência ao Ensino. Após a discussão, os professores e demais profissionais participarão de uma visita mediada ao Museu Nacional, ao longo da qual pode-se acompanhar a implementação do Roteiro “De onde viemos?”, uma proposta de roteiro de visitação exposições de longa duração do Museu Nacional.

Pretende-se que Diálogos entre Educadores seja o ponto de partida para que os professores estabeleçam práticas pedagógicas que possibilitem aos seus alunos a realização de visitas mais prazerosas e bem sucedidas ao Museu Nacional. Com a realização deste encontro, acredita-se que os educadores poderão melhor explorar, de acordo com suas necessidades, as múltiplas possibilidades do acervo da instituição e as potencialidades educacionais do Museu.

A proposta de trabalho voltada ao público escolar, bem como a proposta de roteiro de visitação ao Museu Nacional, estão registradas na publicação “Guia de Visitação ao Museu Nacional – Reflexões, Roteiros e Acessibilidade”.

Para ler, clique no link: http://www.museunacional.ufrj.br/site/assets/pdf/guia_MN.pdf

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Quem pode participar?

Preferencialmente professores e educadores responsáveis por grupos com visitas programadas ao Museu Nacional. No entanto, podem se inscrever licenciandos de qualquer área de formação, guias de turismo e outros profissionais da área da educação.

Haverá certificação para aqueles que participarem da atividade na íntegra.

Atividade Gratuita.

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para: dialogosentreeducadores@gmail.com
Contamos com a participação de vocês!


Cordialmente,


Seção de Assistência ao Ensino - Museu Nacional/UFRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário