Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Seminário Patrimônio, Memória e Identidade Negra

Início:13/06/2012 - 18:00
End: 16/06/2012 - 18:30

A UFF realiza de 14 a 16 de junho o Seminário Patrimônio, Memória e Identidade Negra, no Campus do Gragoatá, Bloco D, térreo, São Domingos, Niterói. Dentre as principais atividades do seminário, estão conferências e mesas-redondas com pesquisadores e detentores de bens imateriais do Brasil, apresentação de trabalhos, reuniões de redes, além do lançamento de filmes e livros.

A UFF, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e com comunidades jongueiras da Região Sudeste, articula desde 2007, no Programa de Pesquisa e Extensão Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu, ações de salvaguarda do jongo no Sudeste registrado, em 2005, como Patrimônio Cultural do Brasil.

Quem deseja escrever seu trabalho no seminário tem até o dia 24 de maio. Serão selecionados até dez trabalhos concluídos de mestrado ou doutorado sobre patrimônio cultural imaterial, que vão ser apresentados e debatidos nos painéis com os temas Patrimônio Imaterial e a Política Cultural e Patrimônio Cultural Imaterial: Mudanças e Permanências. Os participantes que não vão escrever trabalhos devem se inscrever e pagar uma taxa no Banco do Brasil.

Em 15 de junho, será realizada a 3ª Noite do Jongo, com uma grande roda de 64 lideranças jongueiras das 16 comunidades da Região Sudeste que integram o Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu.

Serão conferidos certificados de participação mediante controle de frequência nas atividades do seminário.

Confira a programação completa, tenha acesso à ficha de inscrição de trabalhos e de participação em http://seminariopatrimonioimaterial.wordpress.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário