Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Dia 29 de maio: Dia do Geógrafo


Dedicamos a todos que acreditam em uma Geografia capaz de mudar as pessoas e o mundo, a todos que compartilham essa responsabilidade em todos os espaços: nas creches, instituições de educação infantil, nas escolas de ensino fundamental e médio, nas universidades, nos campos, nas ruas, nas cidades, nos bairros, em zonas de conflitos...quer onde seja e esteja.



"Minhas primeiras viagens, ainda na infância, feitas por alguém que ainda não pensava que um dia viesse a se tornar geógrafo, adquiriram, posteriormente, uma importância fundamental. Ao longo da vida, cada impressão que tive de paisagem, de clima ou de tempo foi por mim interpretada geograficamente mais tarde, por mais recôndita que estivesse na memória. Aos poucos, atingi a noção da organização natural do espaço em face da (des) organização humana do território."
                                               Aziz Nacib Ab'Saber em "O que é ser Geógrafo" (Editora Record)

"Uma casa vazia ou um terreno baldio, um lago, uma floresta, uma montanha não participam do processo dialético senão porque lhes são atribuídos determinados valores, isto é, quando são transformados em espaços. O simples fato de existirem como formas, isto ém como paisagem, não basta. A forma utilizada é coisa diferente, pois seu conteúdos é social. Ela se torna espaço, porque forma-conteúdo."
                                                              Milton Santos em "A Natureza do Espaço" (EDUSP)


Lorenzo descobriu na estante os Atlas...um antigo Atlas do IBGE..dos meus tempos de estudantes que guardo até hoje....logo me perguntou o que era aquele livro...disse que era um livro de mapas dos lugares mundo...logo me perguntou onde era seu lugar no mundo....a minha resposta e as poucas palavras bastaram para ele se apaixonar por aquelas páginas...aquele livro virou um companheiro que foi carregado durante vários dias...e era compartilhado com outras crianças e adultos...chegou inclusive a ser levado para a sua escola....sempre que encontrava alguém perguntava...você sabe onde é o seu lugar no mundo? Logo tratava de mostrar ou ele mesmo indicar onde acha que seria....um dia o vi conversando com a sua cachorra...dizia que os cachorros também deveriam ter lugares no mundo...ele logo, logo ele iria descobrir e contar para ela... (Nota de campo da pesquisa Cartografia com Crianças)







Nenhum comentário:

Postar um comentário