Universidade Federal Fluminense/ PROPPI/Programa de Pós-Graduação da UFF/Creche UFF
Universidade Federal do Mato Grosso/Programa de Pós-Graduação da UFMT
Grupo de Pesquisa e Estudos em Geografia da Infância - GRUPEGI
Grupo de Pesquisas em Psicologia da Infância – GPPIN
CAPES/CNPq/FAPERJ
PROCAD Novas Fronteiras
Entre os dias 15 e 17 de junho ocorreram as atividades do II Colóquio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia da Infância/ II Encontro do GRUPEGI/GPPIN – PROCAD Novas Fronteiras, cujo o tema foi "A Teoria Cultural-Histórica, as Crianças e suas Espacialidades". A partir de hoje vamos postar informações e imagens do evento.
No dia 16 de junho ocorreu a conferência da Professora Zoia Prestes com a temática " As traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil: Repercursões no campo educacional. A vida desse autor foi discutida em outra conferência à noite, destinada ao alunos e alunas do curso de Pedagogia. A professora nos trouxe uma intensa reflexão sobre as teorias e a necessidade de revisão de alguns conceitos abordados por Vigotski e seu grupo. A seguir algumas imagens e trechos de sua tese:
| Professora Zoia Prestes |
"Portanto, defendemos que a tradução que mais se aproxima do termo zona
blijaichego razvitia é zona de desenvolvimento iminente, pois sua característica
essencial é a das possibilidades de desenvolvimento, mais do que do imediatismo e da
obrigatoriedade de ocorrência, pois se a criança não tiver a possibilidade de contar com a
colaboração de outra pessoa em determinados períodos de sua vida, poderá não
amadurecer certas funções intelectuais e, mesmo tendo essa pessoa, isso não garante, por
si só, o seu amadurecimento"
"Como vimos anteriormente, a palavra obutchenie possui características diferentes da
palavra aprendizagem. Mais que isso, obutchenie é definida pela teoria de Vigotski e seus
seguidores (A.N.Leontiev, D.B.Elkonin e outros) como uma atividade-guia, assim como a
brincadeira o é anteriormente à atividade obutchenie. Para as teorias de aprendizagem, a
aprendizagem é um processo psicológico próprio do sujeito. Para Vigotski obutchenie é
uma atividade, atividade essa que gera desenvolvimento e, por isso, deve estar à frente do
desenvolvimento e não seguindo o desenvolvimento como uma sombra."
"A defesa de que a palavra retch está muito mais relacionada à fala e não à
linguagem pode ser feita baseando-se apenas em dicionários. Mas, ao aprofundarmos os
estudos de suas obras, descobrimos que Vigotski refere-se à relação entre o pensamento e
a fala, ou seja, algo expresso oralmente ou de forma escrita. Para Vigotski a fala e o
pensamento são dois processos psíquicos distintos, singulares e separados, que, em um
certo momento do desenvolvimento (ontogênese), unem-se, dando lugar à unidade
pensamento e fala que é o pensamento verbal."
No dia 17 de junho, ocorreu o encerramento das atividades do Colóquio com a participação da Profa. Zoia Prestes na formação continuada da Creche UFF, o tema foi "A Educação infantil em Moscou". Após a fala e debate, a profa. Dominique, coordenadora da Creche UFF, ofereceu um almoço para toda equipe na própria creche.
| Profa. Ana Paula, Profa. Vitória Pardal, Prof. Jader Janer, Profa. Bernadette Mourão, Profa Tânia de Vasconcellos, Profa. Angela Borba, Profa. Zoia Prestes. |
| Profa. Dominique Colinvaux - Coordenadora da Creche UFF |
Fotos: Luiz Miguel Pereira


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