A Revista Educação e Emancipação comunica que se encontra aberta a submissão de trabalhos para publicação, em edição dossiê temático - “Formação continuada de professores da educação básica: investimento no processo de emancipação humana”, v.15 n.3, set./dez. 2022, até 31 de agosto de 2022. Esse número será organizado pelas professoras Maria Helena Damião (FPCE-UC. Portugal), Ilma Vieira do Nascimento (UFMA, Brasil) Joana Paulin Romanowski (UNINTER, Brasil).
As reformas do currículo escolar, em função dos desígnios traçados pelas grandes corporações globais de matriz neoliberal, impulsionam o redirecionamento da formação de professores para se conseguir uma aplicação acrítica desse currículo. Em termos de formação continuada, multiplicam-se as recomendações supranacionais para mudar rápida e radicalmente o modo de exercer a docência, as quais se fazem acompanhar de exemplos e programas, formando-se consórcios para os implementar. A formação em causa, que não deveria perder de vista a escola nem os seus professores, tendo sempre por referência os alunos, passa a ser determinada por intentos alheios aos educativos; e, em vez de se pautar por princípios de emancipação do trabalho do professor, pode construir, de modo dissimulado, para a sua cativação. Contraditoriamente, a pesquisa sobre a formação aponta para a reflexão crítica na promoção da profissionalização dos professores. Assim, os desafios para uma formação que considere a prática pedagógica dos professores e suas condições efetivas de trabalho são imensos.
Esse quadro se agrava diante do isolamento social devido ao impacto das medidas sanitárias decorrentes da COVID-19, em que os debates sobre a contribuição da formação continuada são fundamentais para contribuir com a melhoria do estatuto da profissionalização docente.
Considerando que a pesquisa acadêmica não pode se esquivar a tal debate, propõe-se esse número da Revista Educação e Emancipação, visando receber contribuições de distintas partes da América Latina e da Europa, oferecendo um painel de leitura que seja capaz de atualizar um tema de particular premência.
Somente serão aceitos para publicação artigos originais e inéditos oriundos de pesquisas, bem como ensaios teóricos de natureza científica, de pesquisadores nacionais e estrangeiros.
Consulte as Instruções aos Autores para adequar o seu trabalho, conforme as normas de publicação que se encontram disponível no Portal de Periódicos da Universidade Federal do Maranhão, acessando a revista e também no site do Programa de Pós-graduação em Educação, www.educacao.ufma.br.
O envio dos trabalhos deverá ser por meio do referido Portal de Periódicos, acessando a Revista no link http://www.
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