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sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Crianças diversas: desconstruindo infâncias adjetivadas


Novo número da Revista Educação em Foco - UFJF
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Muitos têm sido os estudos sobre infâncias e crianças, mas, apesar das mudanças epistemológicas que colocam a criança no centro, como autora e protagonista, não nos cansamos de ouvir “essa criança tem isso ou aquilo”, “essa criança é isso ou aquilo”, em enunciações que dão acabamento ao sujeito, estereotipando, classificando com adjetivos que selam a possibilidade de qualquer outra forma de ser ou existir. Trabalhamos com várias perspectivas teóricas, com diferentes abordagens e intervenções nos diversos campos do conhecimento, mas há uma semelhança que nos aproxima: a desconstrução de uma criança idealizada por uma infância inventada: Com quais estereótipos e classificações você tem se deparado em sua área de conhecimento? Como seu diálogo pode modificar ou ressignificar essas adjetivações? Como sua área de conhecimento tem feito essa desconstrução? Essa foi a provocação para a escrita destes textos que compõem o Dossiê Educação em Foco 2/2019, revista da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, que buscou um diálogo entre a Educação, Psicologia, Psicanálise, Geografia, Sociologia, entre outras. A proposta não é trazer uma única perspectiva teórica, mas ver como diferentes perspectivas abordam diferentes temas com o mesmo objetivo: desconstruir, refletir ou tensionar um tema, uma adjetivação, com o arcabouço da área do conhecimento, contribuindo para um olhar outro sobre as infâncias e as crianças em suas vidas escolares e cotidianas. (As organizadoras)

Sumário:

DA CLASSIFICAÇÃO DOS INDIVÍDUOS AO SEUS DEVIR NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Gilles Monceau Tradução: Fabrice Sènakpon
ADJETIVOS PARA QUAL PSICOPATOLOGIA?
Laurence Croix Tradução: Maria Renata Prado 
REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES ESPECIAIS
Juanita Reina Zambrano 
EDUCAÇÃO, PATOLOGIZAÇÃO E MEDICALIZAÇÃO: É POSSÍVEL QUEBRAR ESSA CORRENTE?
Claudia C.G. Santana, Lucas Rocha Gonçalves 
O TDAH NA FRANÇA: A EXPERIÊNCIA DAS FAMÍLIAS.. 
Luciana Caliman, Maria Renata Prado 
TDAH NO CONTEXTO ESCOLAR: FRACASSO ESCOLAR OU SUCESSO DO SUJEITO?
Rita de Cássia de Araújo, Ilka Schapper Santos 
QUEM É O INGÊNUO, AFINAL?
Marisol Barenco Mello, Ana Lúcia Adriana Costa e Lopes 
AS CRIANÇAS FACE A CONTINUIDADE E A DESCONTINUIDADE DA MENTE: NOTAS EM PSICOLOGIA SOCIAL
Daniela B. S. Freire Andrade, Clarilza Prado de Souza, Susana Seidmann 
VIVER E REGISTRAR A VIDA: FRONTEIRAS COM AS CRIANÇAS E OS TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA
Brenda Martoni Mansur Corrêa Da Costa, Jader Janer Moreira Lopes, Nádia de Oliveira Ribas QUEM SÃO OS BEBÊS? PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CONCEITO
Glacione Ribeiro da Silva Arruda, Anelise Monteiro do Nascimento 
NHEM, NHEM, NHEM, NHEM A BRINCADEIRA COM A LINGUAGEM COMO DESVIO NO ENCONTRO DOS BEBÊS COM OS LIVROS
Nazareth Salutto, Sonia Kramer

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