Novo número da Revista Educação em Foco - UFJF
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Muitos têm sido os estudos sobre infâncias e crianças,
mas, apesar das mudanças epistemológicas que colocam
a criança no centro, como autora e protagonista, não nos
cansamos de ouvir “essa criança tem isso ou aquilo”, “essa
criança é isso ou aquilo”, em enunciações que dão acabamento
ao sujeito, estereotipando, classificando com adjetivos que
selam a possibilidade de qualquer outra forma de ser ou
existir. Trabalhamos com várias perspectivas teóricas, com
diferentes abordagens e intervenções nos diversos campos do
conhecimento, mas há uma semelhança que nos aproxima:
a desconstrução de uma criança idealizada por uma infância
inventada: Com quais estereótipos e classificações você tem se
deparado em sua área de conhecimento? Como seu diálogo
pode modificar ou ressignificar essas adjetivações? Como
sua área de conhecimento tem feito essa desconstrução? Essa
foi a provocação para a escrita destes textos que compõem
o Dossiê Educação em Foco 2/2019, revista da Faculdade
de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, que
buscou um diálogo entre a Educação, Psicologia, Psicanálise,
Geografia, Sociologia, entre outras. A proposta não é trazer
uma única perspectiva teórica, mas ver como diferentes
perspectivas abordam diferentes temas com o mesmo objetivo:
desconstruir, refletir ou tensionar um tema, uma adjetivação,
com o arcabouço da área do conhecimento, contribuindo para
um olhar outro sobre as infâncias e as crianças em suas vidas
escolares e cotidianas. (As organizadoras)
Sumário:
ADJETIVOS PARA QUAL PSICOPATOLOGIA?
Laurence Croix Tradução: Maria Renata Prado
REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES ESPECIAIS
Juanita Reina Zambrano
EDUCAÇÃO, PATOLOGIZAÇÃO E MEDICALIZAÇÃO: É POSSÍVEL QUEBRAR ESSA CORRENTE?
Claudia C.G. Santana, Lucas Rocha Gonçalves
O TDAH NA FRANÇA: A EXPERIÊNCIA DAS FAMÍLIAS..
Luciana Caliman, Maria Renata Prado
TDAH NO CONTEXTO ESCOLAR: FRACASSO ESCOLAR OU SUCESSO DO SUJEITO?
Rita de Cássia de Araújo, Ilka Schapper Santos
QUEM É O INGÊNUO, AFINAL?
Marisol Barenco Mello, Ana Lúcia Adriana Costa e Lopes
AS CRIANÇAS FACE A CONTINUIDADE E A DESCONTINUIDADE DA MENTE: NOTAS EM PSICOLOGIA SOCIAL
Daniela B. S. Freire Andrade, Clarilza Prado de Souza, Susana Seidmann
VIVER E REGISTRAR A VIDA: FRONTEIRAS COM AS CRIANÇAS E OS TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA
Brenda Martoni Mansur Corrêa Da Costa, Jader Janer Moreira Lopes, Nádia de Oliveira Ribas QUEM SÃO OS BEBÊS? PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CONCEITO
Glacione Ribeiro da Silva Arruda, Anelise Monteiro do Nascimento
NHEM, NHEM, NHEM, NHEM A BRINCADEIRA COM A LINGUAGEM COMO DESVIO NO ENCONTRO DOS BEBÊS COM OS LIVROS
Nazareth Salutto, Sonia Kramer
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