Caros leitores,
Revista Educação e Cultura Contemporânea acaba de publicar seu último
número em http://periodicos.estacio.br/i ndex.php/reeduc. Convidamos a
navegar no sumário da revista para acessar os artigos e itens de
interesse.
Agradecemos seu interesse em nosso trabalho,
Jaciara de Sá Carvalho
UNESA
jaciara.carvalho@estacio.br
Revista Educação e Cultura Contemporânea
Vol. 16, No 43 (2019)
Sumário
http://periodicos.estacio.br/i ndex.php/reeduc/issue/view/245
Editorial
--------
Tecnologias digitais na educação: a máquina, o humano e os espaços de
resistência (1-10)
Giselle Martins dos Santos Ferreira, Jaciara de Sá Carvalho, Márcio
Silveira Lemgruber
Artigos
--------
Fundamentos ontológicos e epistemológicos da aprendizagem on-line (11-29)
Lucila Pesce, Ana Maria Di Grado Hessel
Metodologias ativas, uma solução simples para um problema complexo
(30-56)
Magda Pischetola, Lyana Thédiga de Miranda
A telas e suas imagens técnicas em aceleração na sociedade: questões
para a educação (57-71)
Adriana Hoffmann Fernandes
Ciberterritorialidades: tensões no cotidiano escolar e linhas de fuga
traçadas por docentes e discentes (72-94)
Karla Nascimento de Almeida, Cristiane Mendes Netto, Maria Celeste Reis
Fernandes de Souza
CulturaS Contemporâneas: o digital e o ciber em relação (95-122)
Adriana Rocha Bruno, João Luiz Peçanha Couto
Realidade virtual e realidade aumentada: refletindo sobre usos e
benefícios na educação (123-146)
Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa, Marco Antonio Zappala-Guimarães
Pensamento Computacional, Letramento Computacional ou Competência Digital?
Novos desafios da educação (147-168)
José Armando Valente
O TPACK e a taxonomia dos tipos de atividades de aprendizagem: frameworks
para integração da tecnologia na educação (169-189)
Mariel José Pimentel de Andrade, Anderson Fernandes de Alencar, Clara
Pereira Coutinho
Avaliações alternativas em ambiente digital: em busca de um novo modelo
teório-prático (190-217)
Rosilei Ferrarini, Lúcia Amante, Patricia Lupion Torres
Tecnologias na educação brasileira: de contexto em contexto. (218-234)
Raquel Goulart Barreto
Tecnologias digitais, inovação e aprendizagem: relações com o
empresariamento da educação (235-260)
Carine Bueira Loureiro, Viviane Klaus, Maria Alice Campesato
Autoria continuada no modelo CEDERJ (261-275)
Leonardo Villela de Castro, Anelize Reynoso, Thais Atty, Larissa Correia
A autoria e a narrativa digital na formação de professores de Ciências
mediada pelas tecnologias: entrelaçando possibilidades pela escritura de
si (276-304)
Alessandra Rodrigues
Digital Storytelling na formação de professores (305-328)
Tania Lucía Maddalena, Edméa Santos
O uso de smartphones na sala de aula e a negociação dos sentidos do
aprender e da escola (329-356)
Tânia F. Resende, Flávia A. Belizário
Os jogos digitais e o exercício das habilidades cognitivas na resolução
de problemas (357-374)
Daniela Karine Ramos, Aline Rocha
Espaços educativos inovadores e o olhar dos professores para a ação
docente (375-395)
Daniela Diesel, João Filipe Matos
Mulheres e Meninas e as tecnologias digitais: o protagonismo feminino em
websites (396-418)
Rita Peixoto Migliora, Carmen Irene Oliveira
Empoderamento e educação na cultura digital (419-438)
Andrea Brandão Lapa, Antonio Bartolomé Pina, Michel Menou
Usos de tecnologias analógicas e digitais na formação de cidadãos
ativos: um percurso com crianças dos 3 aos 9 anos, seus professores, pais
e comunidade local (439-468)
Vitor Tomé
Inclusão digital e cidadania (469-484)
Marcelo Vieira Pustilnik, Carlos Eduardo Miranda, Katharine Rafaela Diniz
Nunes
Revista Educação e Cultura Contemporânea acaba de publicar seu último
número em http://periodicos.estacio.br/i
navegar no sumário da revista para acessar os artigos e itens de
interesse.
Agradecemos seu interesse em nosso trabalho,
Jaciara de Sá Carvalho
UNESA
jaciara.carvalho@estacio.br
Revista Educação e Cultura Contemporânea
Vol. 16, No 43 (2019)
Sumário
http://periodicos.estacio.br/i
Editorial
--------
Tecnologias digitais na educação: a máquina, o humano e os espaços de
resistência (1-10)
Giselle Martins dos Santos Ferreira, Jaciara de Sá Carvalho, Márcio
Silveira Lemgruber
Artigos
--------
Fundamentos ontológicos e epistemológicos da aprendizagem on-line (11-29)
Lucila Pesce, Ana Maria Di Grado Hessel
Metodologias ativas, uma solução simples para um problema complexo
(30-56)
Magda Pischetola, Lyana Thédiga de Miranda
A telas e suas imagens técnicas em aceleração na sociedade: questões
para a educação (57-71)
Adriana Hoffmann Fernandes
Ciberterritorialidades: tensões no cotidiano escolar e linhas de fuga
traçadas por docentes e discentes (72-94)
Karla Nascimento de Almeida, Cristiane Mendes Netto, Maria Celeste Reis
Fernandes de Souza
CulturaS Contemporâneas: o digital e o ciber em relação (95-122)
Adriana Rocha Bruno, João Luiz Peçanha Couto
Realidade virtual e realidade aumentada: refletindo sobre usos e
benefícios na educação (123-146)
Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa, Marco Antonio Zappala-Guimarães
Pensamento Computacional, Letramento Computacional ou Competência Digital?
Novos desafios da educação (147-168)
José Armando Valente
O TPACK e a taxonomia dos tipos de atividades de aprendizagem: frameworks
para integração da tecnologia na educação (169-189)
Mariel José Pimentel de Andrade, Anderson Fernandes de Alencar, Clara
Pereira Coutinho
Avaliações alternativas em ambiente digital: em busca de um novo modelo
teório-prático (190-217)
Rosilei Ferrarini, Lúcia Amante, Patricia Lupion Torres
Tecnologias na educação brasileira: de contexto em contexto. (218-234)
Raquel Goulart Barreto
Tecnologias digitais, inovação e aprendizagem: relações com o
empresariamento da educação (235-260)
Carine Bueira Loureiro, Viviane Klaus, Maria Alice Campesato
Autoria continuada no modelo CEDERJ (261-275)
Leonardo Villela de Castro, Anelize Reynoso, Thais Atty, Larissa Correia
A autoria e a narrativa digital na formação de professores de Ciências
mediada pelas tecnologias: entrelaçando possibilidades pela escritura de
si (276-304)
Alessandra Rodrigues
Digital Storytelling na formação de professores (305-328)
Tania Lucía Maddalena, Edméa Santos
O uso de smartphones na sala de aula e a negociação dos sentidos do
aprender e da escola (329-356)
Tânia F. Resende, Flávia A. Belizário
Os jogos digitais e o exercício das habilidades cognitivas na resolução
de problemas (357-374)
Daniela Karine Ramos, Aline Rocha
Espaços educativos inovadores e o olhar dos professores para a ação
docente (375-395)
Daniela Diesel, João Filipe Matos
Mulheres e Meninas e as tecnologias digitais: o protagonismo feminino em
websites (396-418)
Rita Peixoto Migliora, Carmen Irene Oliveira
Empoderamento e educação na cultura digital (419-438)
Andrea Brandão Lapa, Antonio Bartolomé Pina, Michel Menou
Usos de tecnologias analógicas e digitais na formação de cidadãos
ativos: um percurso com crianças dos 3 aos 9 anos, seus professores, pais
e comunidade local (439-468)
Vitor Tomé
Inclusão digital e cidadania (469-484)
Marcelo Vieira Pustilnik, Carlos Eduardo Miranda, Katharine Rafaela Diniz
Nunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário