Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Revista Cocar publica nova edição

Caros leitores,

A revista Revista Cocar acaba de publicar seu último número, disponível
em https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar. Convidamos a navegar no
sumário da revista para acessar os artigos e outros itens de seu proveito.

Revista Cocar
v. 13, n. 25 (2019): Jan./Abr.2019
Sumário
https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/issue/view/134

Páginas Iniciais
--------
Palavras Iniciais (01-02)
        Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Josebel Akel Fares

Artigos
--------
Formação de professores e currículo: aproximações históricas (03-33)
        Paulo Sergio Marchelli
Reflexões sobre contribuições do pensamento Paulo Freireano para uma
educação sexual emancipatória pautada nos direitos sexuais como direitos
humanos (34-53)
        Aline Diniz Warken,     Sonia Maria Martins de Melo
A medida prato desenvolvida no mercado municipal de Araguaína-TO (54-74)
        Cleide de Sousa Morais, Jocyléia Santana dos Santos,    Neila Barbosa Osório
Atribuições de profissionais da educação sobre o aluno com autismo
(75-95)
        Vera Lucia Mendonça Nunes,      Eduardo José Manzini
Percepção: articulação do peixe pirarucu à discussão ambiental
(96-113)
        Gelciane Brandão,       José Vicente de Souza Aguiar
O PIBIC_em/CNPQ na formação inicial de pesquisadores e os processos de
gestão democrática desde o âmbito da universidade até as instituições
escolares (114-135)
        Almir Paulo dos Santos, Tatiana Elena Fossato
A produção generificada do brinquedo de miriti: marcas de colonialidade
(136-159)
        Joyce Otânia Seixas Ribeiro
A configuração do ideário proposto para o ofício de mestre nas práticas
educativas do grupo escolar doutor Otavio Meira, no município de Benevides,
Estado do Pará (160-190)
        Paulo Sérgio de Almeida Corrêa Corrêa,  Brianna Souza Barreto
Negros e índios no livro a fada Brasiléia: tecendo teias e repensando
nossa história a partir da análise de conteúdo (191-213)
        Beatriz Araújo da Silva,        Lilian Bárbara Cavalcanti Cardoso,      Roseane M.
Amorim
Educação de Jovens e adultos: um Sul teórico descolonial para compreender
o contexto latino-americano (214-239)
        Carolina Schenatto da Rosa,     Gilberto Ferreira da Silva
Trânsitos e mediações da arte na escola: quem conta o imperdível?
(240-256)
        Francione Oliveira Carvalho,    Olga Maria Botelho Egas
Coordenação pedagógica na escola básica brasileira posta em questão
(257-277)
        Osmar Hélio Alves Araújo,       Elcimar Simão Martins,  Janine Marta Coelho
Rodrigues
Paulo Freire e a formação de educadores ambientais (278-306)
        Ivo Dickmann,   Sônia Maria Marchiorato Carneiro
Educação popular no cenário Gaúcho: contribuições para a formação de
educadores sociais (307-324)
        Fernanda dos Santos Paulo
O ensino de direitos humanos na educação profissional em enfermagem
(325-341)
        Elias Tristão da Silva Neto,    Carla Aparecida Arena Ventura
A reconstrução do Báculo de Petrus Ramus na interface entre história e
ensino de matemática (342-372)
        Ana Carolina Costa Pereira,     Fumikazu Saito
Políticas de educação no Brasil: desafios à regulamentação das leis e
ao amplo acesso à educação pública (373-398)
        Chanauana de Azevedo Canci Manfio,      Valesca Brasil Costa
Descrição dos conteúdos de ensino superior presentes nas teses em
história e epistemologia da matemática (1990-2010) (399-420)
        Rafael José Alves do Rego Barros,       Iran Abreu Mendes
A formação cultural do professor como direito e necessidade (421-436)
        Cristina Carvalho,      Monique Gewerc
Apontamentos sobre o processo educacional de estudantes surdos
universitários: o que narram docentes? (437-457)
        Polliana Barboza,       Ana Dorziat
Reflexões sobre formação de professores e relações étnico-raciais:    
                    um olhar em perspectiva sobre as produções do GT
21/ANPED (458-482)
        Wilma de Nazaré Baía Coelho,    Nicelma Josenila Costa de Brito
Sujeitos (in)visíveis: corpos que pesam, vidas que pulsam na escola
(483-505)
        Amarildo Inácio dos Santos,     Gicele Maria Cervi
Educação em perspectivas decoloniais: reflexões desde o litoral norte do
Rio Grande do Sul (506-531)
        Thaís Janaina Wenczenovicz,     Anderson Alves Costa
Vivências da maternidade durante a graduação: uma revisão sistemática
(532-552)
        Ailane Costa Vieira,    Priscilla Bellard Mendes de Souza,      Danielle Souza da
Paixão Rocha
A Teoria da Análise do Discurso: a arqueologia em escavação (553-576)
        Maria Aparecida Vieira de Melo
Contribuições do PNAIC para a formação do/a professor/a alfabetizador/a
(577-597)
        Maria Aparecida Lapa de Aguiar
"Every time we talk about this I feel more comfortable in overthrowing these
gay-bi-hetero polarities": towards the queering of pedagogy (598-620)
        Dilton Ribeiro Couto Junior
As concepções de professoras e professores indígenas das etnias (Bororo,
Nambikwara, Paresi, Chiquitano e Umutina) sobre crianças e infâncias
indígenas (621-646)
        Beleni Saléte Grando,   Vilma Aparecida de Pinho,       Arlete Márcia de Pinho
Avaliação institucional na educação infantil: engajamento,
participação e reflexões de diferentes segmentos escolares (647-667)
        Silvana Souza Peres de Oliveira,        Ana Cristina da Silva Rodrigues
Nas trilhas de uma criação artística na pesquisa: trabalhando com
Foucault (668-692)
        Bruno Nunes Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário