quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO E INFÂNCIA: REFLEXÕES ANTROPOLÓGICAS

 DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO E INFÂNCIA: REFLEXÕES ANTROPOLÓGICAS
Antonella Maria Imperatriz Tassinari; José Nilton de Almeida; Nicanor Rebolledo Resendíz (ORG.)
Há uma tendência em associar educação, infância, adolescência, produção e circulação de conhecimentos com os espaços e tempos da escola. É como se educação escolar, seus métodos de ensino e aprendizagem, seus pressupostos sobre desenvolvimento infantil, seus conteúdos e diretrizes curriculares, seus tempos e ritmos englobassem e subsumissem outras formas de educar, de produzir e transmitir conhecimentos, de promover o bom desenvolvimento das crianças. Os autores desta coletânea estão atentos para formas de vivenciar a infância e a adolescência e para modos de produção e circulação de conhecimentos para além da escola.
Fruto de uma interlocução interdisciplinar desenvolvida por pesquisadores das áreas da Pedagogia, Educação Física, História, Psicologia e Antropologia, esta coletânea se constrói a partir de um viés antropológico, tanto nas referências conceituais quanto na metodologia de pesquisa, privilegiando o trabalho etnográfico.

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