Powered By Blogger

domingo, 18 de agosto de 2013

III Simpósio de Cartografia para Escolares



DATAS IMPORTANTES
15/06/2013 a 25/08/2013 – Período de inscrição com submissão de trabalhos;
06/09/2013 – Divulgação dos resultados.
A partir de 15/06/2013 – Prazo para inscrição sem trabalho;

APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA

As discussões sobre a Cartografia para Crianças e Escolares vêm se intensificando desde a década de 90, no eixo sul e sudeste. Neste sentido, entre outros, destacamos o esforço do Grupo ELO- Grupo de Pesquisa e Estudo de Localidades, coordenado pela Profa. Dra. Andrea Lastória (USP – Ribeirão Preto – São Paulo). Outra pesquisadora de destaque é a Profa. Dra Rosangela Doin de Almeida na UNESP – Rio Claro-sp. Os debates perpassam, dentre inúmeros temas, a criação da disciplina de Cartografia Escolar, nos cursos de Licenciatura em Geografia e Pedagogia. Mais recente, o VII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares buscou avaliar os diferentes avanços nas diferentes linhas de pesquisa, propos estratégias de pesquisa e promoveu intercambio entre pesquisadores e grupos de pesquisas. Para este ano, o VIII Colóquio que ocorrerá na Universidade Federal de São João Del Rei, visa “continuar cevando a procura expressiva, intuitiva e racional das potencias educativas da imaginação geográfica e da sua capacidade de agenciar inovações no campo da Cartografia Escolar”.

Na Bahia, estes debates ainda são tímidos e localizados, exemplificamos o I e II Simpósio de Cartogrfia para Escolares (2007 e 2009), organizados e coordenados pelo Prof. Dr. Natanael Reis Bomfim e Profa. Dra. Lurdes Bertol da Universidade Estadual de Santa Cruz, apoiados pelo Departamento de Ciências Ambientais e fomentados pela FAPESB. Estes eventos buscaram discutir o papel da Cartografia no processo de ensino e aprendizagem e refletir sobre as práticas docentes frente a esta disciplina, contando com a presença da Profa. Dra. Valéria Cazetta, na conferencia de abertura e mini-cursos. Ainda, em 2010, o Prof. Dr. Natanael Reis Bomfim organiza, na UESC, um Workshop de Cartografia Temática, contrando com a presença da Profa. Andrea Lastória (USP – Ribeirão Preto), na conferencia de abertura e vários mini-cursos para professores e estudantes.

No intuito de ampliar as discussões no nosso estado é que propomos o III Simpósio de Cartografia para Escolares: Cartografia Escolar e a Interdisciplinaridade no Âmbito da Educação Básica que será sediado na Universidade do Estado da Bahia – Campus I – Salvador, no período de 24 a 26 de outubro. Sua importância é relevante, considerando que percebe-se ainda uma fragilidade nas experiências de utilização da Cartografia na prática docente dos professores da Educação Básica. Este tem como objetivo de engajar e promover a interlocução entre os diferentes campos e objetos de pesquisa, bem como fomentar as práticas educativas, através de sobretudo, de experiências que incorporem a diversidade de representação e interpretação de tempos e espaços, por sua vez atualizando os processos pedagógicos em diversas disciplina da Educação Básica..

PROMOÇÃO

Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Reitor: Lourisvaldo Valentim da Silva
Vice-Reitora: Adriana dos Santos Marmori

REALIZAÇÃO

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UNEB
Prof. Dr. Antonio Amorim
Departamento de Educação – DEDC I
Diretora de Departamento
Profa. Dra. Carla Liane N. dos Santos
Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações e Educação – GIPRE/CNPq
Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC/CNPq
Grupo de Pesquisa Forma (em) Ação – GEFEP/CNPq
Núcleo de Estudos Geográficos – NEG

APOIO E FOMENTO
CAPES – PAEP: Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
FAPESB: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia

- Maiores informações em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário