quarta-feira, 13 de abril de 2011

VII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares Imaginação e Inovação: desafios para a Cartografia Escolar Vitória – ES, 26 a 28 de outubro de 2011


1ª. CIRCULAR
Apresentação
Modificações promovidas pelas políticas educacionais e científicas, particularmente no último decênio, contribuíram com a consolidação do campo de pesquisa em Cartografia Escolar. Sua legitimação se expressa nas produções científicas, nos eventos, na produção de recursos didáticos, na disseminação por meio de atividades de formação continuada de professores e em sua inclusão no ensino universitário, seja como conteúdo das metodologias e práticas de ensino, seja como disciplina independente.
Tendo como horizonte o crescimento e fortalecimento deste campo de pesquisa, esse evento se propõe a ser um momento de reflexão acerca dos avanços nas diferentes linhas de pesquisa em Cartografia Escolar e de proposições estratégicas para a pesquisa nos próximos anos. Propõe-se, também, a se constituir em um momento de intercâmbio entre outros pesquisadores e grupos de pesquisa que articulam em sua produção os universos cartografia-educação, sem, contudo, inserirem-se no âmbito das práticas escolares em Geografia, dando visibilidade à riqueza e potencialidade destes fazeres na contemporaneidade e, com isso, provocando a criação.
Constitui-se, assim, a temática proposta para este VII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares, pilares a partir dos quais se buscará contribuir com avanços na pesquisa nesta área: Imaginação, como faculdade humana criadora, e Inovação, como horizonte necessário às novas proposições.
Objetivos:
Os objetivos gerais do VII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares são:
1. Avaliar os avanços nas diferentes linhas de pesquisa em Cartografia Escolar;
2. Propor estratégias para a pesquisa nos próximos anos;
3. Promover intercâmbio entre pesquisadores e grupos de pesquisa.
Atividades
1. Conferência de abertura: “Imaginação e pesquisa: miradas para a Cartografia Escolar”
2. Imaginações em cartografia: momento de intercâmbio com outros grupos de pesquisa/pesquisadores. Contará com a apresentação de resultados de pesquisas em perspectivas cartográficas diferenciadas e com debatedores da área de Cartografia Geográfica Escolar
3. Grupos de Trabalho em Cartografia escolar: os grupos de trabalho serão articulados a partir das linhas de pesquisa do Grupo de Pesquisa Geografia e Cartografia Escolar, a saber:
I. Atlas municipais escolares
II. Cartografia para escolares
III. Tecnologias da informação e comunicação na Cartografia Escolar
IV. Temas de Geografia, Cartografia e Educação
As atividades que compõem cada grupo de trabalho são: mesa-redonda visando a apresentação do estado-da-arte no tema; apresentação de trabalhos orais selecionados; apresentação e avaliação de pôsteres selecionados; discussão sobre estratégias de fortalecimento da linha de pesquisa.
4. Debate de encerramento: “Cartografia para crianças e escolares no Brasil: Panorama e Perspectivas de Inovação”
5. Plenária Final: Avaliação geral do evento, apresentação das discussões nos grupos de trabalho e demais encaminhamentos.


Público-alvo: Professores universitários, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, professores do ensino fundamental e médio, técnicos educacionais das áreas de geografia e cartografia escolar.
Normas para apresentação de trabalhos:
1. Os trabalhos poderão ser inscritos nas modalidades apresentação oral ou pôster.
2. Cada participante poderá submeter um trabalho como primeiro autor.
3. Serão selecionados 10 trabalhos para cada linha de pesquisa, para apresentação oral. Os demais trabalhos, desde que aprovados pelo comitê científico, serão apresentados em forma de pôsteres. O(s) autor(es) indicarão a modalidade em que desejam incluir o trabalho. O Comitê científico poderá indicar a alteração da modalidade.
4. A seleção dos trabalhos em ambas as modalidades será realizada a partir dos resumos enviados, em arquivo de editor de texto (.doc, .rtf, .docx ou equivalente), que deverão conter até 4.000 caracteres e apresentar: modalidade proposta (apresentação oral ou pôster), título, objetivo, desenvolvimento, conclusão e referências citadas. A redação deve ser clara e
não deverão ser inseridas figuras de qualquer tipo. Resumos apresentados fora das normas não serão encaminhados à avaliação do comitê.
5. Os critérios para julgamento dos trabalhos são a sua aderência às linhas de pesquisa, sua qualidade técnico-científica e sua contribuição aos objetivos do evento. O Comitê científico fará a avaliação sem conhecimento do(s) autor(es) do trabalhos.
6. Os resumos serão recebidos até o dia 14 de julho, pelo e-mail cartografiaescolar2011@uol.com.br. O resumo deverá estar anexado ao e-mail. No corpo do e-mail deverá ser informado: Nome completo do(s) autor(es), vinculação institucional e endereço eletrônico.
7. Os autores receberão o resultado do julgamento do comitê científico, ao qual não caberá recurso. Para a inclusão do resumo na programação do evento, para o envio do trabalho completo para publicação e para apresentação do trabalho, seja na modalidade oral ou pôster, o autor do trabalho deverá se inscrever no evento até 30 de agosto de 2011. Somente serão publicados os trabalhos completos efetivamente apresentados, independentemente da modalidade.
Inscrições:
As inscrições serão realizadas por meio do envio de ficha de inscrição preenchida e comprovante de pagamento por meio eletrônico. As inscrições serão realizadas a partir do dia primeiro de maio de 2011.


Promoção:
Laboratório de Cartografia Geográfica e Geotecnologias da Universidade Federal do Espírito Santo
Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo
Grupo de Pesquisa CNPq “Geografia e Cartografia Escolar”
Grupo de Pesquisa CNPq “POESI – Política Espacial das Imagens”
Apoio:
Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo
Departamento de Geografia – CCHN- Ufes
Sociedade Brasileira de Cartografia
Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Vitória
Programa de Pós-Graduação em Geografia - Ufes




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