Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de julho de 2022

Biblioteca Nacional Digital lança Dossiê de História da Ciência no Brasil

 Os temas dos textos se concentram entre o século XVII e começo do século XX. Esse recorte temporal se justifica para lançar luz sobre um período em que se acreditava que não havia ciência no Brasil

Em abril de 2006, a Fundação Biblioteca Nacional disponibilizou ao público o portal da Biblioteca Nacional Digital (BNDigital), uma ferramenta responsável por popularizar seus acervos e coleções. Para sua dinamização foram criados dossiês temáticos que ajudam os seus leitores a melhor navegar pelos documentos digitalizados. Após quase duas décadas de existência, é a primeira vez que a BNDigital apresenta um dossiê que traz uma nova área de estudos: a História da Ciência no Brasil.

O conteúdo foi concebido durante a pandemia de covid-19, momento que chamou a atenção pública para o papel da ciência na sociedade. Para atingir este lançamento, o grupo de pesquisa Território, Ciência e Nação do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) foi convidado para sua execução. Assim, uma série de artigos de seus pesquisadores, foi reunida para demonstrar as atuais inquietações e balizas teóricas e metodológicas da área.

Os interessados podem conferir estudos feitos não só de pesquisadores do MAST, mas também de outras instituições ligadas à temática. A organização do dossiê é da pesquisadora do MAST Moema Vergara e da bolsista Programa de Capacitação Institucional / CNPq do MAST Maria Gabriela Bernardino.

Os temas dos textos se concentram entre o século XVII e começo do século XX. Esse recorte temporal se justifica para lançar luz sobre um período em que se acreditava que não havia ciência no Brasil. Esta interpretação de nossa tradição científica costuma afirmar que ciência só ocorreu com o advento da universidade na década de 1930, antes o que havia eram atividades caracterizadas como pré-científicas. Na segunda metade do século XX, ocorreu uma renovação da área, com a entrada de profissionais das Ciências Humanas. Assim, começou a percepção da Ciência como uma empreitada coletiva, ligada aos interesses sociais e políticos da sociedade que a produz.

Apesar do esforço dos historiadores da ciência, ainda é lacunar a compreensão de nossa história da ciência nas escolas e cursos universitários, apesar do crescente número de pós-graduações na área. Espera-se que o estudo em apreço possa servir de referência para a história científica nacional, dando sua parcela de contribuição a esse importante debate acadêmico sobre tema de interesse público ainda relativamente pouco explorado e desenvolvido no Brasil.

O resultado desse trabalho está disponível na internet neste link.

Biblioteca Nacional com Ascom – Mast

Fonte: JCNotícias. Publicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário