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terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Mais publicações e chamadas...

Zero-a-Seis publica nova edição

Caros leitores,

A revista Zero-a-Seis acaba de publicar seu último número, disponível em
https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis. Convidamos a navegar no
sumário da revista para acessar os artigos e outros itens de seu interesse.

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Novo número Revista da FAEEBA
Prezados leitores, 

A Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade (UNEB) acaba de publicar o dossiê nº 50 (set-dez 2017), dedicado ao tema "Educação e Acessibilidade Cultural". 
Boa leitura e pedimos divulgação.

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Lançamento RBE 2018 v. 23 - Janeiro
É com satisfação que anunciamos o lançamento do bloco de janeiro do volume 23 da Revista Brasileira de Educação, com 05 artigos no total, 03 textos em português, 01 artigo em inglês e 01 em espanhol. 
Convidamos você a acessar a Revista e a/o estimulamos a encaminhar artigos de suas pesquisas que tenham afinidade com o escopo editorial da RBE.

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Revista Diálogo Educacional publica nova edição
Caros leitores,

A revista Revista Diálogo Educacional acaba de publicar seu último
número, disponível em
https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional. Convidamos a
navegar no sumário da revista para acessar os artigos e outros itens de seu
interesse.

Agradecemos seu interesse e apoio contínuo em nosso trabalho.

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Poiésis - CHAMADA GERAL - Dossiê: Feminismo, Sexualidade e Relações de Gênero: contribuições do materialismo histórico-dialético em análises educacionais

O debate sobre sexualidade, movimentos feministas e o papel da educação na emancipação social sempre esteve pautado na esquerda marxista. Nomes como Alexandra Kollontai e Wilhem Reich merecem destaque, ainda que outros precursores possam ser lembrados.
A partir dos anos de 1970, também no Brasil, apesar das controversas visões economicistas ou ortodoxas que insistem em deixar para depois da revolução tais questões consideradas menores ou fragmentadoras da luta de classes, o feminismo marxista, seja ele racial, étnico ou LGBT tem ocupado um espaço importante no movimento social. Mais recentemente temos visto, no campo das Ciências Sociais, História e Serviço Social, a preocupação com a incorporação desta temática refletida em novas produções teóricas, às vezes tendo como objeto de pesquisa a Educação. Todavia, o método materialista histórico-dialético ainda tem sido pouco visibilizado como um referencial possível para trabalhar tais questões no âmbito da Educação, particularmente em contextos escolares.
O momento em que vivemos, de um contexto de forte crise do capital e crescimento da extrema-direita, tanto na Europa quanto no Brasil, a exemplo das questões que envolvem Ideologia de gênero e Escola sem Partido, torna necessário o fortalecimento da luta feminista e classista dentro de uma perspectiva marxista. Pretende-se que o Dossiê seja mais um espaço de circulação de novas contribuições que referendem o marxismo como concepção de densidade teórica dentro do feminismo classista, em conjunto às demais concepções anarquistas, queer, entre outras que têm dado suporte para as lutas feministas contemporâneas.
O objetivo é contemplar trabalhos inéditos resultantes de pesquisas teóricas e/ou empíricas que articulem o método materialista histórico-dialético na construção de suas análises. O Dossiê contemplará um amplo leque de temáticas que articulem Feminismo, Sexualidade e Relações de Gênero em contextos educativos formais e não formais. Além de outras temáticas, serão bem-vindas reflexões sobre a educação indígena, quilombola e rural.
As reflexões em torno das articulações entre feminismo, sexualidade e relações de gênero na Educação têm muito a ganhar com as contribuições de outras realidades. Nesse sentido, esta chamada também se estende a pesquisadores/as de outros países.
Do envio dos textos: a postagem das submissões poderá ser feita individualmente por autor, mediante seu cadastro na Revista Poiésis, marcando a opção AUTOR. O responsável pela postagem fará constar em informações ao Editor (item constante durante o processo de submissão) a informação: Texto referente ao dossiêFeminismo, Sexualidade e Relações de Gênero: contribuições do materialismo histórico-dialético em análises educacionais.
Do prazo para postagem das submissões: até 30/06/2018. Somente os textos enviados até essa data serão avaliados para a temática. Textos enviados fora do prazo poderão ser avaliados dentro do fluxo normal da Revista.
Da publicação: O dossiê tem previsão de publicação para o segundo semestre de 2018.
Das instruções para os autores:  A Revista Poiésis é avaliada com Qualis Capes B2 na área da Educação. As diretrizes para autores poderão ser acessadas através do link  http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/about/submissions#authorGuidelines
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Germinal: Marxismo e Educação em Debate acaba de publicar nova edição
Prezados leitores,

Germinal: Marxismo e Educação em Debate acaba de publicar seu último
número em https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal. Convidamos
a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e itens de
interesse.

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