Powered By Blogger

sábado, 19 de abril de 2014

Infância Perdida - PROJETO GEOINFÂNCIAS FILMES E SÉRIES


Mais um interessante documentário sobre Infância - agora legendado em português. Vale conferir.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

IV GRUPECI - Ética e diversidade na pesquisa


A quarta edição do Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias (GRUPECI), com a temática Ética e Diversidade na Pesquisa, ocorrerá no período de 24 a 27 de setembro de 2014, nas dependências da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, Goiás.

O GRUPECI vem se consolidando nacionalmente como um evento científico que congrega pesquisadores, profissionais, estudantes e outras pessoas envolvidos na investigação sobre crianças e suas infâncias. Ao longo de suas edições, o Seminário se constituiu como importante lócus de debate coletivo, inter e multidisciplinar, visando fomentar a constituição e o fortalecimento institucional de grupos de pesquisa nas diversas regiões brasileiras, podendo também favorecer intercâmbios com outros grupos e pesquisadores internacionais. Promovido bianualmente, o evento teve início na Universidade Federal de Juiz de Fora (2008), com segunda edição na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010) e terceira edição na Universidade Federal de Sergipe (2012). No ano de 2014, será promovido e coordenado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos (NEPIEC), na Universidade Federal de Goiás.

O evento é organizado por meio de discussões e apresentação articulada de trabalhos que expressam a produção de diversos Grupos de Pesquisa do Brasil, suas ações investigativas e/ou inserção político-social. No IV GRUPECI os trabalhos serão distribuídos nos seguintes eixos temáticos: história e concepções de infância; infância e tecnologias; práticas educativas e infâncias; políticas para a infância e formação de professores; infância, cultura, diversidade e inclusão. Essa dinâmica possibilita o aprofundamento dos debates em temáticas que expressam também eixos organizadores da atuação e do interesse investigativo de cada grupo de estudo e pesquisa envolvido no evento.

Maiores informações em:
http://grupeci.fe.ufg.br/



Uma viagem extraordinária



Aos doze anos de idade, T.S. Spivet é um garoto superdotado, apaixonado por cartografia. Quando ele ganha um prêmio científico prestigioso, o garoto decide abandonar sua família em Montana para atravessar sozinho aos Estados Unidos, até chegar a Washington. O único problema é que o júri não sabe que o vencedor ainda é uma criança.
Muito bom vale conferir!!!

quinta-feira, 10 de abril de 2014

III Seminário de Geografia - “A abordagem multiescalar dos estudos das paisagens”

O III Seminário de Geografia tem como tema central “A abordagem multiescalar dos estudos das paisagens”fazendo parte das atividades do grupo de pesquisa intitulado de “Dinâmica das Paisagens”, cadastrado junto ao CNPq.
Este grupo é formado por pesquisadores, envolvendo professores e alunos de Geografia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), pretendendo-se expandir e acoplar novos colaboradores.
As linhas de pesquisa conduzidas pelos professores participantes deste grupo, em diferentes departamentos de Geografia do Brasil, visa valorizar os estudos e a análise da dinâmica das paisagens, elencando temáticas como a Dinâmica Climática (Dinâmica Atmosférica, Clima Urbano, Clima e sítio, Oscilação e Variabilidade Climática); Geomorfologia (Dinâmica do Relevo em diferentes escalas espaço-temporal e de magnitude e frequência); Modelagem Geomorfológica e Hidrossedimentológica (Simulação da evolução e de denudação das paisagens); Paisagem e Memória e; o Ensino das temáticas ambientais.
O grupo pretende contribuir com o desenvolvimento e compreensão dos problemas ambientais, visando um melhor entendimento desses fenômenos, através da análise dos processos operantes, bem como para a superação dos mesmos por meio de divulgação de estudos, propostas de ação e difusão do conhecimento nos diferentes seguimentos escolares.

A realização do III SEGEO acontecerá em Vitória (ES), no Teatro Universitário do Campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), entre os dias 19 e 20 de novembro de 2014, faz parte da agenda de reuniões bianuais dos grupo de pesquisa “Dinâmica das Paisagens”, favorecendo o fortalecimento do grupo em âmbito nacional e promove a permuta de diferentes metodologias e conhecimentos para estudos de Geografia Física no âmbito da Graduação e Pós-Graduação, com evidente aplicação prática para os campos de pesquisa de base, assim como para melhoria da qualidade de vida das sociedades, pela intensificação de estudos das paisagens.,
O link é : http://www.segeovitoria.blogspot.com.br/

REFLEXÃO E AÇÃO_NOVA EDIÇÃO


Colegas,
É com grande satisfação que anunciamos o lançamento do vol. 22, n.1, ano de 2014, da revista Reflexão e Ação (Qualis B2 - ISSN1982-9949) sobre o Tema: "Música e educação: poéticas da escuta".
A revista é uma publicação do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), RS.
Esta edição apresenta dez artigos temáticos, entre eles um texto de Murray Schafer, três artigos especiais que debatem outros temas da área da educação, uma entrevista exclusiva com Lydia Hortélio e um relato de experiência.
Textos completos com acesso livre na página da Reflexão e Ação:
http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex
Boa leitura!
E, se possível, divulgue entre os seus.

Moacir Fernando Viegas e Ieda de Camargo
Editores Revista Reflexão e Ação
Stéla Piccin - Bolsista editora de layout