Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

"Qualitative Archives and Biographical Research Methods"

Dear All,
I would like to inform you that FQS 12(3) -- "Qualitative Archives and Biographical Research Methods" --
(http://www.qualitative-research.net/index.php/fqs/issue/view/38), edited by Miguel S. Valles, Louise Corti, Maria Tamboukou and Alejandro Baer -- is available online (see http://www.qualitative-research.net/index.php/fqs/issue/archive for former issues). In addition to articles relating to "Qualitative Archives and Biographical Research Methods", FQS 12(3) provides a number of selected single contributions (f.e. on performativity, transcription, and the observation of online communities), as well as an article, belonging to the FQS Debate on Teaching and Learning Qualitative Methods and to FQS Reviews.

A) FQS 12(3)
B) From former FQS Issues
C) Inside FQS
-- "Go Open Access"- Film Series
-- Third International PKP Scholarly Publishing Conference
D) Conferences and Workshops
E) Links
F) Grants
G) Open Access News
Enjoy reading!
Katja Mruck

Encontro com Dadi Pudamdjee

O Grupo Sobrevento convida todos os artistas e interessados em Teatro de Animação para um encontro com Dadi Pudamdjee, diretor teatral indiano, Presidente da UNIMA - União Internacional da Marionete, órgão que congrega mais de cem Associações Nacionais de Teatro de Bonecos e de um grande Festival de Animação em Nova Deli.
No Encontro, Dadi fará uma palestra acerca do rico e variado Teatro de Bonecos da Índia e abrirá um conversa com os espectadores. O encontro, com entrada franca, será no Espaço Sobrevento, nesta segunda-feira, dia 3 de outubro, às 19h30. O Espaço Sobrevento fica na R. Coronel Albino Bairão, 42, a duas quadras do Metrô Bresser, em São Paulo. Informações: (11) 3399-3589 / (11) 5434-0434.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

II Ciclo de palestras: Docência e Experiência Estética.

18, 19 e 20 de outubro de 2011
Centro de Formação do Professor
Secretaria de Educação de Juiz de Fora

Inscrições abertas.
Maiores Informações:
Departamento de Políticas de Formação
Supervisão de Projetos de Educação e Cultura

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Encontros de Educação Infantil

Já estão postados os slides dos encontros VI e VII do curso "A construção das Prática Cotidiana na Educação Infantil." Lembramos que as imagens e fragmentos de textos fazem parte de um diálogo com o grupo e que não representam todo o trabalho desenvolvido.
Os slides desses encontros e dos demais podem ser acessados nessa página, ao final, na parte referente aos cursos.

CONVITE PALESTRA


TRABALHO E VIOLÊNCIA NO CAMPO EDUCATIVO MEXICANO: medo e resistência 
Profa. Dra. GUADELUPE T. BERTUSSI 

Doutora em Sociologia (UNAM – FCP) 
Pesquisadora da Universidad Pedagógica Nacional (UPN) 
México, DF 


3a. feira, 11 de outubro de 2011
9:00 às 12:00 horas
Campus do Gragoatá (São Domingos)
Faculdade de Educação - Bloco D – 5º. Andar - Sala 514

Apoio: Programa de Pós-graduação em Educação / UFF
Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação (NEDDATE)
Projetos Integrados UERJ – UFF – EPSJV-Fiocruz

domingo, 25 de setembro de 2011

Mapas Narrativos





Confiram no Blog do 6o ano do Colégio de Aplicação joão XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora, o trabalho desenvolvido pelos professores Bruno Muniz, Rosângela Ganimi (CAP João XXIII) e Cassiano Caon Amorim (FACED/UFJF)  com inspiração na metodologia dos mapas narrativos. 
Acessem em:

Chamada de Artigos para Revista Poiésis




Revista POIÉSIS V.4, Nº 8 Organizadora: Elena Colonna (Instituto de Educação, Universidade do Minho-Portugal) Tema: Estudos com Crianças e Jovens em África, Europa e América Latina. Envio de Colaboração Até 30 de Outubro de 2011. Resumo sobre o tema: O dossier pretende apresentar artigos de pequisadores que têm realizado investigações a respeito de crianças e jovens de diferentes contextos (Portugal, Itália, Alemanha, Cabo Verde, Moçambique e Brasil).

Maiores informações:
http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis

5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária: “As Fronteiras da Extensão”

Apresentação:
Com o tema “As Fronteiras da Extensão”, o Congresso será sediado na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, nos dias 8 a 11 de novembro de 2011, e tem como objetivo a troca de experiências, apresentação de propostas e resultados e principalmente a oportunidade de refletir criticamente sobre a extensão universitária no Brasil.
A Programação contará com Conferências, Mesas Redondas, Minicursos e Atividades Culturais, bem como apresentações de trabalhos nas modalidades de Comunicação oral, Tertúlia e Oficinas, permeando as 08 áreas temáticas da extensão.


Maiores informações:

domingo, 18 de setembro de 2011

PRÊMIO VICTOR VALLA DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE - 1º EDIÇÃO

A Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde apresenta o Prêmio Victor Valla de Educação Popular em Saúde, em reconhecimento ao trabalho deste professor, pesquisador e militante social.
Organizado em parceria com o GT de Educação Popular e Saúde da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), a iniciativa tem por finalidade apoiar e contribuir com o fortalecimento dos grupos, coletivos, movimentos populares e acadêmicos, assim como dos serviços de saúde que, democrática e dialogicamente, desenvolvem ações de Educação Popular em Saúde fortalecendo a Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS (ParticipaSUS). Visa também valorizar as práticas tradicionais e populares de cuidado em saúde que preservam os princípios da integralidade e humanização, as práticas que se utilizam da arte e da cultura como ferramentas de educação e promoção da saúde.

Victor Vincent Valla (1937-2009), pesquisador Emérito da Fundação Oswaldo Cruz, foi responsável pela consolidação da relação entre Educação Popular e a Saúde. Valla deixou um legado que inspira a reflexão sobre os modos de viver e produzir saberes das classes populares e suas relações diretas com a saúde. Sua obra é uma referência significativa para as práticas de gestão participativa, cuidado e promoção da saúde no SUS.

Mais informações podem ser encontradas em: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1820

Constructing School Achievement: A Sociocultural Perspective


Dear Colleagues,
We have the pleasure to invite you to participate in the forthcoming colloquium Constructing School Achievement: A Sociocultural Perspective to be held at The Hong Kong Baptist University (Hong Kong), Council Chamber on 7-8 December 2011.


Converging two important lines of inquiry into the causes of academic achievement; the child factor and the sociocultural factor, this colloquium will bring together scholarly work that will shed light on causes of academic achievement in different contexts. Using the popular framework of Vygotsky's Sociocultural Theory, this colloquium will put forward culturally relevant context for understanding developmental aspects of children's academic achievement and their implication to classroom practice and education progress.


We are privileged to have world renown experts to present their work at the colloquium and they include Marilyn Fleer, Peter Renshaw and Shane N. Phillipson (Australia), Jennifer Vadeboncoeur (Canada), Jim O? Brien (Scotland), Aleksander Baucal (Belgrade), Gavin Brown and Elizabeth Peterson (New Zealand), Mary McCaslin (Arizona US), Simpson Wong, Janet Draper, Atara Sivan, Sandy Li (Hong Kong) and many others.


Please note that the audience is limited to 65 places and that your early registration is encouraged.
Please note the important dates for your consideration.
Registration opens: 15 September, 2011
Registration closes: 30 November, 2011
Colloquium: 7-8 December, 2011


For further information, including registration fees, please visit our colloquium website at: http://educconf.hkbu.edu.hk/ The registration fees will include two-day refreshments and lunch, colloquium bag and program, and most importantly, the edited book to be published by Routledge and will be delivered to registered participants upon publication in 2012.


Thank you for taking the time to consider our colloquium. Your participation in this colloquium will inform both knowledge and practice that enhances a whole person education and achievement.
 Kind regards,  Sivanes Phillipson and Kelly Ku
Co-Chairs
Constructing School Achievement: A Sociocultural Perspective Colloquium
Department of Education Studies
Faculty of Social Sciences
Hong Kong Baptist University
Shaw Campus
Kowloon Tong
Hong Kong


http://educconf.hkbu.edu.hk

sábado, 17 de setembro de 2011

SOCIOLINGUÍSTICA NA ESCOLA: POR UMA PEDAGOGIA DA VARIAÇÃO

O Grupo FALE gostaria de comunicar que
ainda há vagas para o minicurso de setembro:
SOCIOLINGUÍSTICA NA ESCOLA:
POR UMA PEDAGOGIA DA VARIAÇÃO

Profa. Dra. Lucia Cyranka
22 e 29/09 - das 18h30 às 22h10 - R$30,00
Aproveitamos para lembrar que a Revista Práticas
de Linguagem está recebendo trabalhos até dia
31 de outubro de 2011:

www.ufjf.br/praticasdelinguagem
Mais informações sobre minicursos:
http://www.ufjf.br/fale/cursos/

Atenciosamente,
Grupo de Pesquisa FALE
NUPEL - UFJF

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

I Colóquio internacional A Educação pelas Imagens e suas Geografias



Desde a realização do I Colóquio internacional A Educação pelas Imagens e suas Geografias, a produção intelectual do grupo que naquele momento pensou as bases para sua realização, continua sendo alinhavada por pesquisadores que possuem no tripé cultura-imagem-educação geográfica o conjunto de suas preocupações investigativas. Cabe dizer que deste primeiro colóquio foram publicados dois dossiês: A educação pelas imagens e suas geografias, na Revista Pro-posições (v.20, n.03) – http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0103-730720090003&lng=pt&nrm=iso - constituído dos artigos apresentados no I Colóquio e Imagens, Geografias e Educação, na Revista Educação Temática Digital, com os trabalhos apresentados também no I Colóquio acrescidos por três artigos encomendados a pesquisadores estrangeiros – www.fe.unicamp.br/etd
Para este II Colóquio organizamos as mesas-redondas em dois grandes eixos:Política das Imagens e Poética das Imagens. No primeiro eixo, agrupamos pesquisadores interessados em compreender as escolhas de edição de uma dada imagem ou um conjunto delas e as linguagens que amparam sua legitimidade e visualidade no campo da educação geográfica. No segundo eixo, foram agrupadas as pesquisas que versam sobre a formação de subjetividades por meio de imagens que são tensionadas na busca de rupturas/clivagens com uma dada educação visual geográfica supostamente pronta e acabada. (Informações retiradas da página do evento).
Maiores detalhes:


http://each.uspnet.usp.br/2cieie/apresentacao.html

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

VI Seminário Internacional Educação e População Negra & I Encontro Regional da ABPN no Sudeste: Um Balanço da Última Década

A Universidade Federal Fluminense/Faculdade de Educação/Programa de
Pós-Graduação em Educação/Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade
Brasileira (Penesb)
Tem a honra de convidar a todos para: VI Seminário Internacional Educação e População Negra & I Encontro Regional da ABPN no Sudeste: Um Balanço da Última Década

Período de realização 15 a 18 de novembro de 2011.

Local: Faculdade de Educação da UFF

Maiores informações acesse: www.uff.br/penesb/novosite


Atenção: O prazo para inscrição de trabalhos foi prorrogado para 18/09201
até às 23:00h.

sábado, 10 de setembro de 2011

Seminário de Educação 2011/II Seminário Infância na interface com a pesquisa e extensão e III Encontro do GRUPEGI/GPPIN – PROCAD Novas Fronteiras

06 a 09 de novembro de 2011
UFMT-Cuiabá




O Seminário Educação é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Em 2011, realiza-se a 19ª Edição, tendo por tema Relações raciais e educação: dez anos de estudos e pesquisas na UFMT. Trata-se de um evento que já adquiriu dimensão nacional, caracterizado como um fórum privilegiado de discussão e intercâmbio entre profissionais da área, estudantes e pesquisadores. 

 
Paralelo ao Seminário estará ocorrendo o III I Encontro do GRUPEGI/GPPIN – PROCAD Novas Fronteiras, onde pretende-se ampliar as reflexões no campo de pesquisas com crianças, suas infâncias e espacialidades. Para participar no Colóquio, tanto como ouvinte como para apresentar trabalhos, faz-se necessário a inscrição no Seminário como um todo.

 Informação importante:
Prorrogado prazo para submissão de trabalho até 20/09/2011. Neste caso, autores e coautores devem inscrever-se e pagar a taxa de inscrição simples até o dia 17/09/2011. Consulte as NORMAS

Inscrições e informações:
http://200.129.241.70/semiedu/FrmNormas.aspx#titulo

A seguir a programação do seminário:

06 novembro/2011
19h. 30’ – Conferência Inaugural: Educação Escolar, Diversidade e Igualdade Etnicorracial
Prof. Dr. Hédio Siva Jr – CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades)
07 novembro/2011
9h. às 12h. – Mesas-Redondas
Currículo e Diferença
Profa. Dra. Ana Canen (UFRJ)
Profa. Dra. Lea Pinheiro Paixão (UFF)
Profa. Dra. Ozerina Victor de Oliveira (UFMT)

Educação, Gênero e Diversidade
Profa. Dra. Marília de Carvalho (USP)
Profa. Dra. Maria Elena de Souza (UNIRIO)
Profa. Dra. Daniela Freyre (UFMT)

Experiências e Significados das Políticas de Ciclos no Ensino Fundamental: Tensões, avanços e responsabilidade social
Profa. Dra. Andréa Fetzner (UNIRIO)
Prof. Dr. Jefferson Mainardes (UEPG)
Profa. Ms. Rosa Neide Sandes de Almeida (SEDUC/MT)
Profa. Dra. Jorcelina Elisabeth Fernandes (UFMT)

Educação Superior: questões da atualidade
Profa. Dra.Maria de Fátima Costa de Paula (UFF)
Prof. Dr. Luiz Augusto Passos (UFMT)

Formação de Professores para a diversidade
Profa. Dra. Aparecida de Jesus Ferreira, PhD (UEPG)
Profa. Dra. Maria Lúcia R. Muller (UFMT)
Prof. Dr. Darci Secchi (UFMT)
Profa. Dra. Beleni Salete Grando – UNEMAT

Pedagogia Popular
Prof. Dr. Giovanni Semeraro (FE/UFF)
Profa. Dra. Maria Margarida Machado (UFG)
Profa. Dra. Artemis Torres (UFMT)

13h. às 14h – Atividades Culturais
14h. às 17h.: Atividades dos GT’s
17h. às 18h.: Exposição de Pôsteres
17h. às 19h.20’: Oficinas e mini-cursos
08 novembro/2011
9h. às 12h. – Mesas-Redondas
Diálogos sobre o ensino: as contribuições da Didática e da Filosofia
Profa. Dra. Selma Garrido Pimenta (USP)
Profa. Dra. Maria Isabel de Almeida (USP)
Prof. Dr. Silas Borges Monteiro (UFMT)

Educação e juventudes negras
Prof. Dr. Paulo Carrano (UFF)
Profa. Mônica Sacramento (Doutoranda/UFF)

África: novas oportunidades, novos desafios*
Prof. Dr. Pio Penna Filho (UNB)
Prof. Dr. Flávio Sombra Saraiva (UnB)

Resistência negra na escravidão e no pós-abolição*
Profa. Dra. Maria Helena Machado (USP)
Prof. Ms. Robério Souza (UNEB)

A Educação tecnológica e a implementação da lei 10.639/03
Prof. Dr. Roberto Carlos da Silva Borges – Programa de Pós-Graduação em Relações Etnicorraciais/CEFET/RJ
Prof. Ms. Willian Silva de Paula – IFMT
Prof. Leonan Lauro Nunes da Silva/ IFMT

A Mão Afrobrasileira nas Artes
Profa. Ms. Tereza Ramalho de Azevedo Cunha (IL/UFMT)
Gervane de Paula – (Artista Plástico/MT)
Ivan Belém (MISC)

13h. às 14h – Atividades Culturais
14h. às 16h. 30’: Atividades dos GT’s
17h. às 18h.: Exposição de Pôsteres
17h. às 19h.: Oficinas e mini-cursos
19h. 30: Lançamento de livros

09 novembro/2011
9h. às 12h. – Mesas-Redondas
Relações raciais e linguagem: perspectivas das minorias
Profa. Dra. Zilá Bernd (UFRGS e Unilasalle)
Profa. Dra. Joana Plaza Pinto (UFG)
Profa. Dra. Candida Soares da Costa (UFMT)

Políticas Afirmativas na Educação
Prof. Dr. José Jorge de Carvalho (UNB)
Profa. Dra. Mariluce Bittar (UCDB)
Prof. Dr. Paulino Cardoso (UDESC)
Prof. Dr. Wilson Mattos (UNEB)

Culturas Escolares e Linguagens
Profa. Dra. Rosa Iavelberg – Faculdade de Educação/USP
Prof. Dr. Luiz Octávio de Lima Camargo (USP)
Profa. Dra. Ana Arlinda de Oliveira (UFMT)
Prof. Dr. Cleomar Ferreira Gomes (UFMT)

Plano Nacional de Implementação da Educação das Relações Etnicorraciais*
Profa. Dra. Zelia Amador de Deus – UFPA/ABPN
Profa. Dra. Maria Aparecida Silva Bento – CEERT
Profa. Dra. Vânia Beatriz Monteiro da Silva – UFSC

Desigualdes raciais na educação brasileira
Profa. Dra. Moema De Poli Teixeira (ENCE/IBGE)
Prof. Dr. Rafael Guerreiro Osório (IPEA)

Famílias negras na escravidão*
Profa. Dra. Isabel Cristina Ferreira dos Reis (UFRB/UNEB)
Prof. Dr. Robert W. Slenes – UNICAMP

13h. às 14h – Atividades Culturais
14h. às 17h.: Atividades dos GT’s
17h. às 19h.: Exposição de Pôsteres
17h. às 19h.: Oficinas e mini-cursos

Mostra de experiências pedagógicas na implementação da Lei nº 10.639/03: ocorrerá em espaço versátil ao lado do instituto de Educação em horário integral, possibilitando ambiente para estabelecimento de intercâmbios.

Programação do Colóquio:


7.11.2011

8:30 Abertura
Jader Janer(UFF/Niterói)
Daniela Freire(UFMT)
Filomena Monteiro(UFMT)
Sandra Lorenzini(UFMT)
9:00/10:000
O Surgimento do Novo nos Gestos de Crianças – um diálogo entre Benjamin e Vigotski
Bernard Fichtner
10:30/11:30

A criança e sua condição geográfica
Jader Janer (UFF/Niterói)
14:00 às 17:00
GT EDUCAÇÃO INFANTIL SEMIEDU 2011
08.11.2011
9:00/10:00
Das crianças brincantes à brincadeira na escola
Tânia de Vasconcellos (UFF/Pádua)
14:00 às 17:00
GT EDUCAÇÃO INFANTIL SEMIEDU 2011

09.11.2011

9:00/10:00
As traduções das obras de Vigotski no Brasil
Zoia Ribeiro Prestes(UFF/NIterói)
07.11.2011-14:00 às 17:00
GT EDUCAÇÃO INFANTIL SEMIEDU 2011


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Infancia latinoamericana



Ya está disponible el número 2 de la revista digital Infancia latinoamericana.
Se puede descargar de la página web de Rosa Sensat, en el enlace:
http://www.rosasensat.org/revista/

Podemos compartirla y difundirla en el entorno de educación infantil.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Fórum Permanente de Educação Infantil do Estado do Rio de Janeiro – FPEI/RJ



15 Anos FPEI-RJ / HISTÓRIAS E AÇÕES 

CONVIDADAS: MARIA LUZINETE MARTINS – REDE/MIEIB
      MARINEZ VICENTE - NUCREP
      FERNANDA NUNES – UNIRIO/PUC-RIO
      LÉA TIRIBA – UNIRIO/PUC-RIO
      LÍGIA AQUINO - UERJ
      VICÊNCIA CESÁRIO – ARTCRECHE

MEDIADORA: ROSÂNGELA ANGELO - CAMPO
Dia: 13 de setembro de 2011.

Local: no Auditório do Sinpro-Rio, Rua Pedro Lessa, 35 - 2º. andar, Cinelândia

CONTAMOS COM SUA PRESENÇA PARA AJUDAR A CONTAR ESSA HISTÓRIA!

WORKSHOP QUALIDADE DO LUGAR E CULTURA CONTEMPORÂNEA: Controvérsias e Ressonâncias em Coletivos Urbanos

22 e 23 de setembro de 2011
Local: Casa da Ciência da UFRJ
Rua Lauro Müller, 3 - Botafogo
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
1º. Dia 22/09/2010 (5ª feira)
Mesa redonda 1
“CARTOGRAFANDO EXPERIÊNCIAS EM ESPAÇOS VIGIADOS: AS REDES DE VIGILÂNCIA”
Mesa Redonda 2
“EXPLORANDO CAMINHOS PARA A PESQUISA EM ARQUITETURA E URBANISMO”
2º. Dia 23/09/2010 (6ª feira)
Mesa redonda 3
“CONFIGURAÇÕES DOS LUGARES URBANOS NA ATUALIDADE”
Mesa Redonda 4
“CONFIGURAÇÕES DA POLÍTICA NO CENÁRIO URBANO”

Email: qlcc2011@hotmail.com
Maiores informações: http://www.proarq.fau.ufrj.br
http://www.fau.ufrj.br/prolugar http://www.psicologia.ufrj.br/pos_eicos

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Debate de lançamento dos Grundrisse, de Karl Marx

Para comemorar o lançamento do 12º título da Coleção Marx e Engels e debater suas ideias, a Boitempo Editorial, em parceria com a UERJ e o NIEP-MARX (UFF) convida a todos para debates sobre os Grundrisse.
Todos os eventos são gratuitos e não há inscrição prévia. 
Haverá sorteio e venda dos livros da Boitempo com descontos.

Programação 

30/11 | 18h - Niterói (RJ)
Auditório Florestan Fernandes da UFF - Campus do Gragoatá 
R. Visconde do Rio Branco, s/n - Bloco D | São Domingos
Debate no colóquio nacional "Marx e o Marxismo: teoria e prática" organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e Marxismo (NIEP-MARX). Mesa composta por Mario Duayer, Marcelo Carcanholo (a confirmar) e Maurício Vieira Martins (a confirmar)

Realização: NIEP-MARX, UFF, Conselho Regional de Economia - RJ, FIOCRUZ, NEDDATE, LEMA-UFRJ
Apoio: Boitempo Editorial.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Chamada de Artigos


Caros colegas:
Já está no ar o Nº 15 da Revista Aleph, cujo Dossiê Temático é Tecnologias e Educação.

Estamos organizando o próximo número desta publicação que irá ao ar em novembro de 2011.
Os artigos podem ser enviados para uma das seguintes sessões (escolha opcional do autor):
experiências instituintes; homenagens; dossiê temático e pulsações.
Nosso Dossiê Temático da revista nº 16 terá como Tema Infâncias.

Acessem nossa página para ler os artigos:
http://www.uff.br/revistaleph/

Os artigos devem ser encaminhados para revistaleph@yahoo.com.br até o dia 30 de setembro de 2011.
Não esqueçam de encaminhar-nos junto com seu artigo a autorização para publicação.
Os critérios para envio de artigos estão a seguir.
Aguardamos o seu trabalho!
Comissão Editorial da Revista Aleph

CRITÉRIOS PARA ENVIO DE ARTIGO PARA REVISTA DO ALEPH

Filiação Temática ou pertinência em relação a pesquisa: A revista do Aleph privilegia a socialização de artigos que tratem dos movimentos de criação de uma outra escola e que se articulam a dimensões éticas, estéticas e democraticamente includentes, nos diferentes tempos/espaços, a que viemos chamando de Experiências Instituintes.

Normas de formatação:
Resumo com até 400 caracteres, em Português e outra língua opcional (Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, etc.), espaço simples, de 03 a 05 palavras-chave.
Corpo do texto: Justificado
Papel formato A4
Número de Caracteres: Entre 12.000 e 30.000
Espaçamento: 1,5
Formato da fonte: Century/ tamanho 12
Margens: Todas as margens 03 cm.
Parágrafo: 2 cm a 3,0 cm
Citações: Recuo de 03 tabs /tamanho 11, sem aspas e justificado.
Notas de rodapé ou no final do texto.
Referências Bibliográficas apenas para autores citados.

Regras gerais:
- O autor deverá indicar (como sugestão) em que eixo temático da revista seu artigo se articula.
- Quando da utilização de imagens, estas ficarão sob a responsabilidade do articulista que deverá atentar para as condições legais e éticas de sua utilização.
- concordância do autor em compartilhar sua produção pela Internet.
- permissão para a conversão de arquivos doc. em arquivos pdf., se for o caso.
- permissão para a edição de arquivos multimídias que excedam 3 MB.
- permissão para a edição de arquivos de imagem que excedam 30KB.
- conteúdo que possua copyright deve ser autorizado pelo seu detentor
Observação:
- A publicação de textos e outros conteúdos será submetida à aprovação do Conselho Editorial sob a observância dos critérios acima relacionados.